em

Crianças estão cada vez mais acima do peso


Pediatra Luiz Carlos Cançado diz que 20% de seus pacientes estão acima do peso / Foto: Rodrigo Covolan

 

A ingestão de alimentos calóricos aliada ao sedentarismo é uma das maiores preocupações dos pediatras na atualidade. Bolachas, salgadinhos, refrigerantes e outras guloseimas fazem parte do cardápio diário de muitos pequenos, que passam horas em frente ao computador e à televisão.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada recentemente, 60,8% das crianças de até dois anos já comem biscoito, bolacha ou bolo e 32,3% tomam refrigerante e suco artificial. Como resultado da alimentação desequilibrada e da falta de interesse pela prática de exercícios físicos e esportes, 56,9% dos brasileiros estão com excesso de peso. “Os novos hábitos da vida moderna, que privilegiam as refeições rápidas e práticas, tornaram a obesidade um dos maiores problemas da saúde pública, que já está afetando inclusive crianças”, explica o bioquímico Marcos Kozlowski.

De acordo com o pediatra Luiz Carlos Cançado, cerca de 20% de seus pacientes estão acima do peso ou obesos. “As crianças ingerem muitas calorias, mas não gastam. Antigamente, elas jogavam bola, brincavam de pique, então, o que comiam, gastavam”, compara.

LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC DESTE DOMINGO

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.