em

Crea alerta sobre contratações

 

No ano passado, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) emitiu 6,8 mil documentos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).O número é cerca de 10% maior que o ano anterior, 2010, quando foram emitidos 6,3 autorizações para obras, e 15% maior que em 2009, quando foram autorizadas 5,5 mil documentos.  Estes números correspondem aos 22 municípios, sob a jurisdição da regional do Crea. “Verificamos este crescimento significativo nos últimos três anos, do que se refere à atividade da engenharia civil em Ponta Grossa, o que também foi conferido na região dos Campos Gerais e no Paraná”, completa Vander Della Coletta Moreno, gerente regional do Crea.

créditos

Vander Della Coletta Moreno, gerente regional do Crea: “É importante saber o que está comprando”

 

 

 

A orientação no mercado da construção civil, seja para casas ou apartamentos, é para que antes de fechar negócio seja analisada a compra. “Se for construtora verificar a habilitação junto ao Crea, para que se tenha certeza da responsabilidade técnica para a segurança total do imóvel, na parte hidráulica, elétrica e na fundação da obra principalmente, e este é o objetivo da fiscalização do Crea em todas as obras”, comenta.

 

Este é o objetivo da participação do órgão na 9ª edição da Expoimóveis. “Estaremos esclarecendo dúvidas, orientando os compradores e distribuindo material informativo para que muitos problemas possam ser evitados na hora da contratação”, alerta. Entre os problemas mais graves, enumera Moreno, está o exercício ilegal da profissão, quando a obra é realizada sem a contratação de um engenheiro responsável. “isso é comum, e na maioria das vezes é possível regularizar a obra, mas já tivemos muitos casos que a obra teve de ser totalmente demolida”, destaca.

Para que a obra esteja regularizada é preciso ter a matrícula averbada e concedido alvará pela Prefeitura, e um pré-requisito é o projeto da obra, a ART do profissional que fez o projeto e a ART da obra, que são os principais documentos para a emissão do Habite-se, autorização para que o imóvel possa ser habitado. O Crea tem 983 profissionais habilitados registrados na região dos Campos Gerais, em 22 municípios, e 744 só em Ponta Grossa. “Para o comprador, a fiscalização do Crea é uma garantia e o comprador precisa estar atento”, conclui.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.