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Copel recebe o prêmio de melhor distribuidora da América Latina

Agência Estadual

Esta é a terceira vez, em quatro anos, que a Copel recebe o prêmio

A Copel recebeu nesta segunda-feira (10), no Uruguai, o prêmio de melhor distribuidora de energia da América Latina. Concedido pela Comisión de Integración Energética Regional (CIER), o prêmio foi entregue ao vice-governador Flávio Arns, acompanhado pelo presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, e pelo diretor da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe.

É a terceira vez nos últimos quatro anos que a Copel recebeu este reconhecimento CIER, que é a principal entidade do setor elétrico no continente. “É uma distinção que consolida a Copel não apenas como a maior e melhor empresa paranaense, mas como um exemplo a ser seguido no setor elétrico em toda a América Latina”, afirmou Flávio Arns.

A premiação ocorreu durante o Congresso Iberoamericano de Energia, que acontece nesta semana e reúne representantes de mais de 250 empresas do continente em Punta del Este, no Uruguai. O encontro discute os rumos do setor elétrico na América Latina.

A Copel concorreu com 34 grandes distribuidoras de 13 países. A avaliação do desempenho é feita através de uma pesquisa de satisfação com os consumidores de energia de todas as empresas.

Premiação

Realizado desde 2003, o prêmio adota a mesma metodologia da Pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee), que também reconheceu a Copel em 2014 como a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente.

Em 2011 e 2012 a Copel também havia conquistado o ouro e, em 2013, o bronze no Prêmio Cier.

Os consumidores respondem a um questionário com perguntas sobre diferentes áreas de atuação das companhias, como fornecimento de energia, informação e comunicação, atendimento ao cliente, conta de luz e imagem da empresa. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Satisfacción del Cliente con la Calidad Percibida (ISCAL).

O ISCAL da Copel foi 89,3, seguido pela também brasileira Elektro (88,3) e pela Essa, da Colômbia (87,2).

Foco no cliente

O diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe, comemorou o prêmio e ressaltou os investimentos que a Copel fez em modernização da rede elétrica, atendimento e gestão.

“Ao contrário do que se pode imaginar, a busca pela qualidade não é um custo elevado e tem um retorno assegurado para a Companhia e para os paranaenses”, disse ele.

Em busca da satisfação do cliente, a Copel Distribuição escolheu três focos estratégicos que norteiam a atuação da empresa: que não falte energia, que a conta de luz esteja correta e não traga surpresas e que, ao contatar a empresa, o cliente seja bem atendido.

Os resultados dessa aposta justificam o reconhecimento. Em dez anos, a Companhia quadruplicou o investimento na rede de distribuição. Somente em 2013 foram aplicados quase R$ 800 milhões.

Em consequência, na última década a Copel reduziu pela metade a ocorrência de interrupção de energia. No mesmo período, a empresa colecionou diversas premiações na satisfação do cliente.

Em 2014, além da CIER e da Abradee, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconheceu o trabalho desenvolvido pela Companhia.

Entre todas as grandes distribuidoras do Brasil, a Copel obteve o menor índice de reclamações procedentes na ouvidoria da Agência – de 0,66 – enquanto a média nacional foi de 4,47.

Destaque em responsabilidade socioambiental

Além do prêmio principal, a Copel Distribuição também foi a mais bem avaliada em Responsabilidade Social. O troféu de destaque na área é conferido à distribuidora com melhor desempenho geral em 14 diferentes atributos, como apoiar programas sociais, ambientais e eventos culturais, levar energia a localidades remotas e contribuir para o desenvolvimento regional, dentre outros.

Entre as principais estratégias para implementar ações de responsabilidade, destacam-se a criação de um comitê gestor voltado ao Prêmio Abradee e a constituição de comissões internas socioambientais (Cisa).

“Este prêmio é um reconhecimento à nossa preocupação em estruturar e consolidar a gestão sustentável e responsável de todas as nossas atividades”, diz Vlademir Daleffe.

De modo estruturado e contínuo, a Copel desenvolve projetos socioambientais em todo o estado, como o programa Iluminando Gerações, que leva orientações sobre uso seguro e eficiente de energia a mais de 100 mil alunos.

Para a preservação da natureza, o programa Florestas Ciliares recupera áreas ambientais degradadas. Já pelo programa Luz Fraterna o Governo do Paraná quita as contas de luz das famílias de baixa renda com consumo de até 120 kWh.

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