em

Coordenador da 1ª campanha de Lula morre aos 86 anos

Foto: Divulgação

Coordenador da primeira campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o militante Wladimir Pomar morreu nesta sexta-feira (9), um mês antes de completar 87 anos.

A causa da morte foram complicações resultantes de uma displasia, ou seja, o crescimento anormal de células do corpo.

Através das suas redes sociais e do site do Palácio do Planalto, o presidente Lula divulgou uma nota de pesar a respeito do seu primeiro coordenador de campanha. Veja abaixo, na íntegra:

Wladimir Pomar foi um militante e um intelectual valoroso do Partido Comunista do Brasil e do Partido dos Trabalhadores. Lutou pelas causas sociais durante toda a sua vida, enfrentando a ditadura e a repressão em diferentes momentos da história do Brasil.

Perdeu o pai, Pedro Pomar, no Massacre da Lapa, em 1976, e mesmo assim nunca se deixou intimidar, nunca parou de militar, escrever a atuar pelos seus ideais.

Foi da Executiva Nacional do PT, coordenou o Instituto Cajamar e minha primeira campanha presidencial, em 1989. Escreveu vários livros, em particular sobre o desenvolvimento da China, tema que estudou com afinco nos últimos anos de vida.

Aos seus companheiros, amigos, filhos, netos e bisnetos de Wladimir Pomar deixo meu abraço solidário pela perda desse amigo e companheiro.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.”

Homenagem do filho

O filho de Wladimir, Valter Pomar, publicou em seu blog um texto em homenagem ao pai, no qual conta a sua biografia. Acesse através deste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.