em

Convenções oficializam apoio a Cida e Ratinho

Os partidos políticos começaram a definir, neste final de semana, os nomes que disputarão as eleições deste ano à presidência, ao governo do Paraná, à Assembleia Legislativa, à Câmara dos Deputados e ao Senado. Pros e PMB oficializaram apoio à reeleição da governadora Cida Borghetti (PP) e à candidatura de Alex Canziani (PTB) ao Senado. O PSD, por sua vez, confirmou a candidatura de Ratinho Júnior ao governo do estado e o MDB ainda não decidiu se apoiará a candidatura de Osmar Dias (PDT) para o Palácio Iguaçu ou lançará candidatura própria.

Cida Borghetti

O PMB e Pros realizaram, em conjunto, no sábado (21), as convenções partidárias no estado. O evento realizado em Curitiba reuniu mais de 600 lideranças paranaenses. As duas siglas oficializaram o apoio à reeleição da governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e oficializaram a chapa de candidatos à Assembleia Legislativa em coligação do Pros, PMB e PMN com cerca de 80 nomes para concorrer aos cargos de deputado estadual e federal, e o apoio à candidatura ao senado do atual deputado federal, Alex Canziani (PDT). Entre as candidaturas que foram anunciadas está a do vereador de PG, Vinicius Camargo (PMB), a deputado estadual.

Presente no evento, Cida Borghetti agradeceu o apoio das duas siglas partidárias. “Se queremos um Paraná melhor, precisamos de paranaenses melhores. Por isso o meu trabalho é voltado para as pessoas”, destacou em seu pronunciamento. Também participaram da convenção o deputado federal Ricardo Barros, os deputados estaduais Luiz Carlos Martins e Maria Victoria; entre diversas outras lideranças políticas do estado.

Pros e PMB oficializaram base a Cida Borghetti

Ratinho Júnior

Também no sábado, lideranças dos partidos PSD, PSC, PR, PV PRB, PHS, Avante e Podemos, participaram da convenção que oficializou Ratinho Júnior para concorrer ao cargo de governador do Paraná. O evento contou com cerca de quatro mil pessoas, mais de 150 prefeitos e 25 deputados. Apesar de oficializar o nome de Ratinho, o nome do vice e os dois concorrentes ao Senado ainda não foram definidos.

“No nosso plano de governo vamos cortar 50% das secretarias do estado, priorizando os serviços e investindo em áreas prioritárias para a população, como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, afirmou Ratinho Junior.

PSD, PSC, PR, PV PRB, PHS, Avante e Podemos anunciaram apoio a Ratinho Júnior

MDB

A convenção estadual do MDB, por sua vez, reuniu centenas de lideranças e delegados no sábado (21), em Curitiba, para lançar a primeira chapa de candidatos às eleições de 2018. Ao todo, serão 25 nomes para deputado federal, 26 para deputado estadual; Roberto Requião tentará reeleição para o Senado, a outra vaga ficaria em aberto. Requião, que é presidente estadual da sigla, também afirmou que o apoio ou não do partido à candidatura de Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná será definido nos próximos dias. No entanto, o partido não descartou o lançamento do nome do deputado federal João Arruda para disputar o cargo majoritário.

MDB pode apoiar Osmar Dias; Roberto Requião tentará reeleição ao Senado

Próximas convenções

As próximas siglas que devem promover as convenções no Paraná são o Psol, na sexta-feira (27). No sábado (28), o PT deve confirmar a candidatura do ex-deputado federal Dr. Rosinha ao governo estadual. O PRTB também deve ter convenção no sábado.

No domingo (29), às 9 horas, a Rede Sustentabilidade lança o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. A executiva do PDT, do ex-senador e pré-candidato ao governo Osmar Dias, se reúne no dia 4 de agosto.

O PPS, do deputado federal Rubens Bueno deve fazer sua convenção em 3 de agosto. A convenção do PP, da governadora Cida Borghetti, acontece no início de agosto, em data que ainda será confirmada. PSDB ainda não confirmou a data da convenção.

O prazo para que os partidos realizem suas convenções iniciou na sexta-feira (20) e vai até 5 de agosto. O último dia para que os nomes sejam registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 15 de agosto.

Cinco candidatos a presidente são definidos

No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (Psol), Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Vera Lúcia (PSTU). A lei eleitoral permite, a partir da homologação das convenções, a formalização de contratos para instalação física e virtual dos comitês dos candidatos e dos partidos. O pagamento de despesas, porém, só pode ser feito após a obtenção do CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

No próximo sábado (28), devem reunir-se SD, PTB, PV, PSD e DC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.