Menu
em

Contribuintes do Imposto de Renda aumentam 4% na região

A delegacia regional da Receita Federal em Ponta Grossa divulgou ontem o balanço das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015. Dentro do prazo (2 de março a 30 de abril), o fisco recebeu 173.764 documentos na região (59 municípios), superando a expectativa inicial de 169 mil. O incremento em relação ao número de declarantes cresceu 4% entre 2014 e este ano.

No Paraná o volume recebido foi superior a 1,74 milhão de declarações, enquanto a previsão inicial era 1,72 milhão, incremento de 1,32% em comparação com o ano passado. No Brasil foram 27,89 milhões de documentos, 1,44% a mais que os 27,50 milhões aguardados.

Para o delegado da Receita Federal, Gustavo Horn, os últimos dias do fim do prazo para o envio do documento foram bastante tranquilos, “sem registro de dificuldades técnicas mesmo com o expressivo volume de recepções simultâneas”. Ele observa que o número de declarações entregues por dispositivos móveis (tablet e smartphone) praticamente dobrou em relação a 2014.

O delegado observa que quem não declarou no prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. No entanto, deve enviar a declaração o quanto antes.

Ele explica, ainda, que a partir deste mês será possível consultar a situação das declarações no site (www.receita.fazenda.gov.br) e retificar pendências. Os documentos que tiverem suas pendências regularizadas espontaneamente serão processados, com o pagamento da restituição, se for o caso, em um dos sete lotes que serão pagos, entre junho e dezembro deste ano. Tem preferência no recebimento da restituição os idosos (acima de 60 anos) e os portadores de doenças graves e necessidades especiais.

 

Foto: ArquivoGustavo: contribuinte que não declarou será multado

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile