em

Contribuinte pode doar o imposto de renda para projetos

No fim do ano ações de solidariedade se espalham pelo país. Uma possibilidade ainda pouco utilizada pela população é a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais. Até o dia 28 de dezembro, os contribuintes podem doar até 6% do IR devido para este fim.

Na prática, o contribuinte doa agora, mas consegue fazer a restituição do montante (ou o abatimento do valor, caso tenha imposto a pagar) na hora da declaração do imposto de renda (entre março e abril do ano seguinte).
Nesta modalidade, a doção de até 6% do imposto de renda devido é válida para os contribuintes que declaram o imposto de renda pelo modelo completo. Segundo dados da Receita Federal, menos de 3% das pessoas que poderiam fazer essa doação fazem o redirecionamento do montante para projetos sociais.

Como doar

Para quem quiser doar, basta escolher uma instituição que se encaixe nas deduções d imposto. Depois a pessoa deve definir o valor do seu aporte e a data de vencimento (que não pode ser superior a 28/12). Para descobrir o seu potencial de doação, uma dica é pegar o recibo da declaração do ano anterior e fazer o cálculo de 6% com base no valor do imposto devido. Após o pagamento do boleto, guarde o comprovante para ser usado na Declaração do Imposto de Renda de 2019.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.