em

Contribuinte ganha mais algumas horas na Lei da Repatriação

Foto: Arquivo DC

Os contribuintes que possuem bens no exterior e ainda não declararam têm até a próxima segunda-feira, 31, para aderir à Lei da Repatriação, no entanto, o Banco Centrou ampliou o horário para o pagamento do imposto devido e da multa. Com a mudança será possível pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) até as 23 horas desta segunda-feira.

O delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Gustavo Horn, explica que devem repatriar todos os contribuintes com patrimônio fora do País até 31 de dezembro de 2014.

Quem repatriar pagará 15% de imposto de renda sobre o bem declarado e 15% de multa, valor em troca da anistia do crime de evasão di divisas. O contribuinte que não aderir terá problemas com a Receita Federal já a partir de novembro.

Conforme o delegado, não é preciso trazer o patrimônio para o Brasil, apenas declará-lo corretamente e pagar o imposto e multa devidos sobre o mesmo.

Transferência

Já os brasileiros que quiserem trazer os bens para o Brasil devem ficar atentos às medidas.  O diretor da Apollo Brasil Investimentos, João Guilherme Penteado, explica que o contribuinte precisa ponderar sobre algumas questões. “Se o investidor for não-residente ele precisa de um representante dentro do País, normalmente trabalha-se com bancos como o Banco do Brasil, o que se torna bem burocrático e custoso ao investidor. Caso ele tenha CPF ativo é só fazer a conversão em Reais. O ideal é trabalhar com corretoras de valores, uma vez que apresentam mais opções de investimento. Previdência privada também pode ser útil, mas precisa planejar bem a escolha do plano (PGBL/VGBL) e o modelo tributário (regressivo/progressivo)”, orienta.

 

 

Prazo para repatriar bens termina na próxima segunda-feira

Foto: Divulgação

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.