em

Consumo de chocolate x saúde: a dica é moderação


O chocolate amargo é benéfico para o sistema cardiovascular, diz médico / Foto: Rodrigo Covolan

“Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim? Um ovo, dois ovos, três ovos…” Pois é, a Páscoa chegou e, com ela, claro, a troca de chocolates é tradição. E quem é que resiste a este doce?

O médico endocrinologista Ricardo Bizeli destaca que o consumo excessivo de qualquer substância pode ser nocivo à saúde. “E a maioria dos chocolates vendidos em épocas como a Páscoa tendem a ser ricos em gordura”, destaca. Por isso, a dica para manter a saúde em dia é moderação e isso vale para todas as pessoas, não apenas para quem tem algum tipo de restrição alimentar.

Hoje, o mercado oferece várias opções para quem tem uma dieta restritiva. E para ninguém passar vontade nesta Páscoa, Bizeli orienta a ingestão de chocolates com menos teor de gordura. “Prefira os chocolates mais escuros, que são mais ricos em flavonóides, e com uma porcentagem menor de gordura”, explica.

Há benefícios no consumo de chocolate? “Sim. O chocolate preto (amargo) está associado a inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular, tendo-se parcimônia com a quantidade ingerida”, responde o especialista.

Diabetes

Mas, para quem tem diabetes, a atenção precisa ser redobrada, embora as pessoas com a doença não devam radicalizar na dieta. “Dependendo do tipo de diabetes, uma mudança muito radical no nível de ingestão calórica pode levar até a quadros de coma, mesmo que o paciente tenha usado a dose habitual de insulina”, comenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.