em

Construção civil de Ponta Grossa retoma crescimento em maio

Após sofrer uma grande queda de março para abril, quando a quantidade de obras aprovadas em Ponta Grossa caiu 40% e a metragem quadrada foi reduzida a praticamente um terço, o setor da construção civil retomou o seu crescimento em maio. Frente ao mês anterior, o total de alvarás liberados mais do que dobrou, passando de 48 em abril para 103 em maio, e a área autorizada a ser construída triplicou, subindo de 13,42 mil m² em abril para 47,05 mil m² em maio. As informações foram repassadas pela Prefeitura Municipal a pedido do Diário dos Campos.

Comparado aos outros meses deste ano, o último, inclusive foi o que registrou os maiores índices do segmento, tanto em quantidade de alvarás expedidos, quando em área total. Em relação à quantidade de prédios, o resultado é melhor que o de abril – quando nenhuma edificação com três ou mais pavimentos foi autorizada a ser iniciada – e o de fevereiro, mas empata com o de janeiro, que também registrou quatro novos edifícios, e fica atrás de março, que registrou seis novos prédios.

Quando observados os resultados de anos anteriores, porém, ainda verifica-se o impacto da pandemia no desenvolvimento do setor. Do ano passado para este a queda é de 18,9% na quantidade de obras em maio e de quase 40% na área total – mas novamente o desempenho é mais positivo que o de abril, que frente ao mesmo período de 2019 teve baixas de 41,4% no total de obras e de 67% na metragem quadrada.

Acumulado do ano

No acumulado do ano, os cinco primeiros meses de 2020 registram números menores que os de 2019: enquanto que no ano passado 482 obras que somavam 429,21 mil m² já tinham sido liberadas no período, neste as baixas são de 16,4% e 64,3%, respectivamente: foram 403 alvarás expedidos, que totalizam 153,09 mil m².

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.