em

Consórcio une 154 cidades em torno de causas comuns

 

 

Divulgação
Consórcio oferece planos de pavimentações em cidades

 

 

 

Em meio a tantos desafios da gestão pública municipal, especialmente diante da crise econômica pela qual passa o país, a originalidade e a inovação administrativas certamente são o caminho para compensar e oferecer produtos e serviços de boa qualidade para o cidadão. Um desses caminhos, por exemplo, é os municípios se unirem em torno de causas comuns. E já existem exemplos, como o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná, o Cindepar.

A entidade, que existe há apenas quatro anos, tem tudo para se transformar num “case” de sucesso nacional. Começou pequenininha, juntando 11 cidades da região de Astorga, no norte-central paranaense. Elas tinham um único interesse: melhorar os serviços de recape asfáltico das vias urbanas a preços mais condizentes com os combalidos cofres municipais. O sucesso foi tão grande que a associação cresceu, congregando hoje 154 municípios. Teve até que mudar de nome, deixou de ser Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento da Região de Astorga (Cindast). A sede da entidade, porém, continua sendo lá, inclusive seu parque de máquinas.

O Cindepar cresce vertiginosamente, a ponto de ampliar significativamente seu escopo de trabalho. Além de prestar serviços de pavimentação asfáltica, por exemplo, ela promove cursos de capacitação funcional para as câmaras e prefeituras signatárias, e loca alguns de seus veículos para realizar transportes especiais às prefeituras.

Futuramente, o consórcio também deverá ampliar o programa de pavimentação oferecendo o serviço para entidades e instituições públicas, não apenas para os municípios, e passará a fabricar e oferecer tubos de concreto (manilhas) para as prefeituras implantarem redes de água pluvial. Uma antiga área para isso já foi repassada pelo Governo do Estado, na cidade de Arapongas, Região Norte, que agora será adequada e modernizada.

ASFALTO

O programa de pavimentação asfáltica, porém, é o carro-chefe do trabalho realizado pela associação. Desde 2013 o Cindepar já realizou 2 milhões de metros quadrados de recape de vias urbanas na modalidade de “micropavimento”, uma mistura de agregado rigorosamente selecionado, tanto no aspecto graduação como na sua pureza em termos de contaminantes; água e mais uma emulsão asfáltica modificada com polímero. Em 2014, a entidade havia servido apenas sete municípios, mas hoje já são 39 – algumas, porém, já realizaram serviços mais de uma vez.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.