Menu
em

Conselhos de enfermagem repudiam fala de participante do BBB 23

Foto: Divulgação

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e diversos braços estaduais do órgão, incluindo o paranaense, repudiaram a fala de um participante do BBB 23.

Fred Nicácio, que é médico, estava abordando questões raciais. Ele disse que enquanto ainda era fisioterapeuta viu um paciente sendo entubado e afirmou que gostaria de fazer aquilo, quando então uma enfermeira branca respondeu para ele que aquilo era “só para médicos”. Nicácio disse que voltou ao mesmo hospital após ter se formado como médico e que ela se tornou a “sua enfermeira”.

A história acabou gerando repercussão negativa nas redes sociais e, também, no enfermeiro Cézar Black, outros participante do reality show. Este chegou a chorar comentando a fala de Nicácio com outro participantes, destacando que a classe de enfermeiros é tratada como inferior à de médicos e não possui o reconhecimento devido.

Após a polêmica no BBB, diversos órgãos de enfermagem se manifestaram.

“Esperemos que sirva para pautar o debate público no sentido que Cezar Black deu e que entendemos correto: a categoria da Enfermagem é guerreira, está presente desde o nascimento até o último suspiro de cada um de nós e seguirá sempre na luta por seu merecido reconhecimento”, destaca. Leia na íntegra: https://bit.ly/3XHeFRX

O Cofen Paraná também se manifestou, por meio das suas redes sociais.

“O programa Big Brother Brasil 23 exibiu uma fala do participante Cezar Black, que é enfermeiro, e se sentiu ofendido com a colocação do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, ao dizer que uma enfermeira deveria auxiliá-lo. Nossa profissão da Enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra. Infelizmente sempre sofremos comparações, mas não somos uma profissão subalterna. Temos nosso lugar de imenso destaque na saúde, estamos presentes do nascer ao óbito em todos os cuidados necessários aos pacientes. Repudiamos qualquer fala ou ato que diminua nosso brilhante e intransferível papel. A Enfermagem merece respeito!”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile