em

Conselho quer compromisso de candidatos com a cultura

O Conselho Municipal de Política Cultural apresenta hoje aos candidatos a prefeito, a partir das 19 horas, no Auditório B do Cine-teatro Ópera, uma carta compromisso em defesa das políticas culturais de Ponta Grossa. Durante o Fórum, integrantes do Conselho farão uma apresentação do documento, e em seguida, os candidatos a prefeito terão um tempo (de até cinco minutos cada) para falar sobre suas propostas de governo para a cultura, finalizando com a assinatura da carta-compromisso. Todos os concorrentes à eleição majoritária foram convidados.

Em três eixos, o documento apresenta os principais tópicos que sintetizam um retrato do debate cultural em Ponta Grossa, realizado nas Conferências e Fóruns de Cultura (entre 2005 e 2012), indicando as demandas setoriais, discutidas e aprovadas nos últimos anos e que, atualmente, envolvem ações em andamento na pauta no Conselho, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Não tem nada de novo ou de problema, pois o documento é resultado das deliberações das conferências e do trabalho já realizado pelo Conselho Municipal na área”, explica Sérgio Gadini, representante do setor de literatura no Conselho.

De acordo com os organizadores do Fórum, o documento, que é apresentado na forma de carta-compromisso em Defesa da Cultura de Ponta Grossa, visa unicamente assegurar a continuidade das políticas culturais públicas da área, que estão em sintonia com as diretrizes estaduais e nacionais da Cultura. “Este é um debate que já acontece em âmbito nacional e esperamos que todos os candidatos compreendam a proposta”, diz Cirillo Barbisan, atual diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Para o encontro estão sendo convidados profissionais da área, artistas, empreendedores, estudantes, gestores e demais interessados em discutir a situação e os rumos das políticas culturais no Município. “Ponta Grossa é, hoje, uma das poucas cidades do Estado que conta com legislação atualizada, e um conselho autônomo na área cultural”, explica Rafael Schoenherr, representante do setor de música no Conselho Municipal.

 

 

Arquivo DC

Representante do setor de literatura no Conselho, Sérgio Gadini assinala que carta-compromisso consolida deliberações de conferências no Município

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.