Menu
em

Conselho conhece propostas de candidatos para a cultura

Fábio Matavelli

Um a um, os candidatos presentes puderam expor suas principais propostas para a cultura

 

 

Cerca de 100 pessoas acompanharam, na noite de ontem, no auditório B do Cine-teatro Ópera, o Fórum organizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural para apresentar aos concorrentes à eleição majoritária a carta-compromisso em defesa das políticas culturais de Ponta Grossa. Compareceram ao ato e firmaram o compromisso os candidatos Marcelo Rangel (PPS) e José Carlos Raad, ‘Dr. Zeca’ (PSD); Márcio Pauliki (PDT) e Leontina Stadler (PMDB); Péricles de Mello (PT); e Leandro Dias (PSOL). Krystofer Bannach (PCB) chegou a adentrar o auditório, mas deixou o Ópera antes de apresentar suas propostas.

Uma das principais reivindicações do Conselho é a criação de um órgão gestor municipal para a cultura. Leandro enfatizou seu objetivo de “socializar a cultura”, investindo em uma política de descentralização. Marcelo, que falou logo em seguida ao candidato do PSOL, elencou como sua principal ação a “democratização da cultura” e a criação de um núcleo de Formação Cultural ‘Engenho e Arte’, que também levará atividades aos bairros.

Pauliki, por sua vez, enfatizou que se for eleito investirá, no mínimo, 2% do orçamento no fomento à cultura, criando ainda uma secretaria específica para a área. O candidato também destacou o fato de o Conselho ser deliberativo e ter autonomia para definir os projetos executados na cidade. Péricles iniciou sua fala lembrando que foi em sua gestão que o Ópera foi adquirido pelo Município, mencionou a lei que apresentou e foi aprovada na Assembleia de incentivo à cultura e expôs a necessidade de lançar mão de outra medida semelhante no Município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile