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Conheça o aplicativo que reúne produtores de cerveja artesanal

Uma startup de São Paulo resolveu criar um aplicativo para ajudar e incentivar a fabricação de cervejas artesanais. Na gíria dos cervejeiros, os ‘panelinhas’ são aqueles que fazem cerveja em casa e não tem permissão de comercializarem o produto, mas ainda assim, querem a opinião de especialistas e interessados nesse mundo sobre a cerveja que produzem artesanalmente.

A ideia do aplicativo surgiu em 2016 com o empresário Vitor Cunha que viu o crescimento desse ramo no Brasil. O app.peer2beer.com.br reúne os ‘panelinhas’ que querem investir nesse setor, mas ainda estão testando as receitas. Funciona assim: o cervejeiro cadastra a receita e conta um pouco da história da bebida que está criando. O consumidor analisa e, se gostar da ideia, apoia com R$ 59,90. Esse valor é só um incentivo, porque o importante é deixar claro que a bebida feita em casa não pode ser comercializada.

Depois disso, quem apoiou a cerveja recebe a bebida em casa e avalia no aplicativo se gostou ou não da cerveja. A distribuição das bebidas para os apoiadores é feita através de ciclos e no final o melhor ‘panelinha’ avaliado pelos consumidores, mestres cervejeiros e sommeliers ganha da startup uma ajuda para agilizar a papelada para começar a produzir a bebida em grande escala e poder comercializar.

O aplicativo já tem mais de 700 ‘panelinhas’ cadastrados e 1,8 mil consumidores que apoiam os cervejeiros. O fundador da startup destaca que o objetivo é incentivar a fabricação de cerveja artesanal de qualidade e que a maioria das receitas fogem do padrão comercial, além disso, os ‘panelinhas’ também têm acesso a cursos de especialização para aprimorar a fabricação da bebida.

Importante destacar que o aplicativo está disponível para todo o Brasil, mas a entrega das cervejas só ocorre no estado de São Paulo. A empresa deve ampliar o projeto para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná até o final de 2019.

Endereço do aplicativo: app.peer2beer.com.br (foto: José Aldinan)

Números

O número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cresceu 23% em 2018, totalizando 889 estabelecimentos e 16.968 produtos, conforme dados do Anuário da Cerveja no Brasil. No ano passado, foram registrados 6.800 produtos, entre cerveja e chope. Foram abertas 210 novas fábricas. Em média, a cada dois dias, uma cervejaria abriu as portas no Brasil. Atualmente, no país, 479 municípios possuem cervejarias, chegando perto de 10% dos 5.570 municípios brasileiros. Ainda segundo dados da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em 2018 foram criados 1,7 mil novos empregos nas cervejarias espalhadas por todo o país.

O Rio Grande do Sul segue na liderança de novas cervejarias com 186 unidades e crescimento de 31% sobre 2017, seguido de São Paulo, com 165 estabelecimentos, e Minas Gerais, com 115. Nesses estados, houve expansão superior a 30% em relação ao ano anterior. As regiões Sul concentram o maior número de cervejarias: 369, seguida do Sudeste, com 328.

Não são contabilizados, no total de estabelecimentos, as chamadas cervejarias “ciganas”, que são empresas legalmente constituídas, mas sem estrutura produtiva própria. Essas ciganas produzem em cervejarias terceirizadas devidamente registradas no ministério, cabendo a estas o registro dos produtos.

 

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São Paulo/ SP

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