em

Conheça a bebida alcoólica feita à base de pinhão

Foto: Eduardo Carneiro/Divulgação

Já pensou tomar uma bebida alcoólica feita à base de pinhão? O fruto da árvore Araucária foi o início da inspiração do empresário Matheus Berghahn, gaúcho de 28 anos, formado em Ciência da Computação, que criou sua primeira marca de destilados, a Believer Gin, que possui a bebida com o tradicional item do Sul.

A novidade deste gin que leva em sua receita 15 botânicos, é a pinha araucária, que só pode ser colhida entre abril e junho na região Sul. Segundo Matheus Berghahn, fundador da Believer, todo o processo leva em torno de 16 dias. “Isso desde a primeira etapa, onde temos a maceração híbrida, que consiste em 3 etapas de infusão: à quente, à frio e à vapor. Seguimos com mais 5 fases até chegar ao mais puro gin”, explica.

A bebida à base de pinhão foi criada em 2021, em meio à pandemia. Com produção de pequenos lotes de 220 garrafas, em alambiques de cobre martelado com tecnologia de ponta, sua produção até hoje foi de 1.980 garrafas, passando 1.485 litros do destilado premium. A produção é concentrada na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul.

Popularização

Há algum tempo o gin, destilado de origem holandesa que ganhou fama no Reino Unido, caiu no gosto dos brasileiros. E foi pensando nisso que Matheus foi atrás do seu sonho com um investimento inicial de R$ 660 mil reais e muito estudo sobre o processo de destilação.

“O uso do pinhão, da nossa pinha araucária aqui no Sul, traz um equilíbrio de sabor para a bebida e a torna perfeita para elaboração de variados drinks. Um dos nossos sonhos é futuramente fazer parte de um projeto de reflorestamento de araucárias”, salienta o empresário da Believer.

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.