em

Confira quem tem direito ao Auxílio Gás

(Foto: Arquivo DC)

O Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB) começou a ser pago na segunda-feira (19/8). Em agosto, mais de 5,64 milhões de famílias vão receber o benefício de R$ 102, criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico.

O valor do Auxílio Gás, pago bimestralmente, corresponde a 100% do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13kg por residência contemplada. Seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), o pagamento do Auxílio Gás teve início na segunda-feira (19), contemplando os beneficiários com NIS final 1. O cronograma segue de forma escalonada até o dia 30, concluindo com quem tem NIS final zero.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Podem ser beneficiadas pelo Programa as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. O cidadão deve ir até um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para se informar se precisa atualizar o cadastro e verificar se tem direito ao auxílio.

Após a contemplação, o cidadão passa a receber o auxílio em dinheiro a cada 2 meses. Os benefícios são pagos em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível. A validade da parcela do benefício do Programa Auxílio Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.

Leia mais: UTFPR abre inscrições para o Vestibular de Verão 2025

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.