em

Confira dez boas notícias em meio à pandemia

Por Naiâne Laize Jagnow 

Nem só de notícias ruins se vive em tempos de pandemia. Também há alentos, algumas vezes desprezados pelas Redações diante do incessante bombardeio de fatos negativos.

Em um trabalho de curadoria, nós elencamos dez notícias positivas diretamente relacionadas ao novo coronavírus veiculados durante a semana por importantes veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

1 – Menos poluição

Houve uma queda significativa nos níveis de poluição em todo o mundo. Com a atividade industrial reduzida e menos circulação de carros, foi reduzida a taxa de dióxido de nitrogênio, um forte poluente. Em Nova York, pesquisadores mostraram que o monóxido de carbono foi quase 50% menor em comparação com o mesmo período do ano passado. (Fonte: BBC News)

2 – Águas mais limpas

 Em Veneza, moradores notaram uma grande melhoria na qualidade da água dos famosos canais da cidade. A água geralmente turva ficou tão clara que até peixes foram vistos. (Fonte: BBC News)

Divulgação/Agência Espacial Europeia

3 – Pesquisas promissoras

Até terça-feira (14), mais de 260 remédios diferentes para covid-19  estavam em desenvolvimento, com mais tratamentos experimentais sendo adicionados diariamente. Isso inclui testar drogas já disponíveis que são usadas para outras doenças, novas terapias experimentais e vacinas que estão sendo desenvolvidas a partir do zero. (Fonte: Forbes)

4 – Alta de ex-combatente

Aos 99 anos, um ex-combatente brasileiro na Segunda Guerra Mundial venceu o novo coronavírus e recebeu alta, na terça-feira (14). Ernando Piveta estava internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. O ex-membro da Força Expedicionária Brasileira (FEB) deixou o local aplaudido pela equipe médica. (Fonte: Agência Brasil). 

CB Estevan/CCOMSEx

5 – Recuperados

Até esta sexta-feira (17), 554.786 pessoas já haviam se recuperado do novo coronavírus ao redor do mundo, segundo o monitoramento em tempo real da universidade norte-americana Johns Hopkins. No Brasil, mais 14 mil pessoas se recuperaram. Um terço dos pacientes que foram confirmados com o novo coronavírus no Paraná já foi liberado do tratamento. Os últimos dados da Secretaria da Saúde do oParaná mostram que 281 pessoas estão recuperadas.

6 – Sem óbitos em PG

Entre os cinco municípios com maior população no Paraná, Ponta Grossa é o único que não registrou, até o momento, nenhum óbito decorrente das complicações provocadas pelo novo coronavírus. (Fonte: Diário dos Campos).

7 – Redução de salários do primeiro escalão

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou nesta quinta-feira (16) uma redução de 30% do próprio salário. A medida vale também para o vice-governador Darci Piana, secretários de Estado, controlador-geral do Estado, superintendentes e diretores da Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

O corte representa uma economia de aproximadamente R$ 226 mil por mês. O dinheiro será destinado integralmente ao Fundo de Combate à Pobreza do Estado para financiar ações contra a covid-19 e também ajudar nos efeitos econômicos e sociais da crise.(Fonte: Agência Estadual de Notícias)

8 – Atos de bondade

Se por um lado há relatos de pessoas que foram às compras e chegaram a brigar por rolos de papel higiênico, por outro lado também vimos que a pandemia estimulou atos de bondade em todo o mundo. Um exemplo local é dos detentos do Departamento Penitenciário (Depen) de Ponta Grossa que confeccionaram 3600 máscaras de proteção, que foram distribuídas para funcionários que estão na linha de frente do combate ao covid-19.

9 – Solidariedade

A pandemia estimulou a solidariedade dos brasileiros. O país nunca foi conhecido pela filantropia — no último ranking global, ficou em uma avara 67ª posição, atrás até de países mais pobres, como Paquistão, Sri Lanka e o vizinho Paraguai.

Porém, o combate contra o novo coronavírus mostrou um lado mais bonito e solidário, nas contas da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que monitora a filantropia brasileira, a pandemia já movimentou R$ 3 bilhões em doações de empresas e pessoas físicas no país, um recorde. (Fonte: Época). 

10 – Estimulo à cultura

Artistas fazem shows e performances em transmissões nas redes sociais ou pelas sacadas dos prédios, museus criam exposições virtuais e editoras e plataformas liberam livros e filmes gratuitos online, como forma de aliviar o isolamento.

O Museu Oscar Niemeyer (MON), por exemplo, registrou um acréscimo de 1.200% no número de acessos à visita virtual em 3D. De 17 março a 12 de abril de 2020 foram 8.633 visitas – no mesmo período do ano passado houve 639.

 

Naiâne Laize Jagnow é estudante do último ano de Jornalismo da Unisecal, estagiária regulamentada do Diário dos Campos e o trabalho de reportagem foi supervisionado pelo editor-chefe do jornal, Walter Téle Menechino.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.