em

Conecte SUS completa 10 dias sem funcionamento

CRÉDITO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O aplicativo Conecte SUS completou, nesta segunda-feira (20), dez dias fora do ar depois do ataque hacker, que aconteceu no último dia 10. Com isso, usuários têm encontrado dificuldade para conseguir o comprovante de vacinação contra covid-19, documento que vem sendo exigido para acesso a locais públicos e fechados em vários municípios e para viajar.

Ministério da Saúde quer incluir mais 50 milhões de brasileiros no SUS
O Ministério da Saúde informou que está agindo para restabelecer o mais rápido possível os sistemas e que todos os dados foram recuperados com sucesso. O ministro Marcelo Queiroga espera que o sistema volte nesta quarta-feira (22).
O Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, informou que invasão impactou fortemente em um momento em que duas epidemias são monitoradas: covid-19 e influenza. A alimentação do sistema de notificação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave já foi retomada. Mas, o aplicativo e-SUS Notifica, utilizado para notificação dos casos leves de covid, continua fora do ar.
Sem o acesso às bases de dados, os sistemas da Fiocruz que monitoram a Síndrome Respiratória Aguda Grave, a influenza e a pandemia de coronavírus ficaram prejudicados na última semana.

Conecte SUS

O Conecte SUS tem informações sobre vacinas, exames, medicamentos e atendimentos nos estabelecimentos da atenção básica feitos pelo cidadão. Enquanto o sistema não volta, a recomendação é procurar o posto onde as doses foram aplicadas e solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Vacinação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.