Menu
em

Como se recuperar após curtir os dias de folia do carnaval

O carnaval é uma época festiva em que o excesso está presente na alimentação e caso as pessoas não tomem os devidos cuidados durante a folia, a recuperação deve ser feita logo após o período. Para a professora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói, Flávia da Silva Santos, a sugestão para quem cometeu excessos no carnaval é adotar uma dieta baseada em alimentos não processados. "A pessoa deve priorizar alimentos in natura, com ação anti-inflamatória e diurética como frutas, verduras e legumes (preferencialmente orgânicos). Além de evitar alimentos industrializados, processados e ricos em sódio (azeitona, ervilha em lata, milho em lata, palmito, embutidos como salsicha, linguiça, peito de peru…, congelados, etc.) ", afirma.

Segundo a especialista, a alimentação no carnaval normalmente é baseada em alimentos pobres em vitaminas e rica em substâncias tóxicas, que comprometem o bom funcionamento do corpo. Para reverter o "estrago" é recomendado uma desintoxicação alimentar. "Os alimentos detox são aqueles que auxiliam o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. Atualmente existem comprovações científicas de sua eficácia, entretanto sua utilização deve ser realizada com cautela e sobre orientação de um profissional de saúde". Flávia complementa que o próprio organismo possui mecanismos para desintoxicação, mas a quantidade de toxinas em que nos expomos neste período é muito maior do que a capacidade física de eliminá-las. Por isso a importância de uma dieta que potencialize essa ação.

A profissional diz que para uma desintoxicação são proibidos os alimentos industrializados, e necessário um bom descanso, ou seja, dormir bem; não se estressar; não fumar; evitar o uso do micro-ondas e de produtos de limpeza e cosméticos muito fortes. "Os alimentos permitidos são aqueles que devem estar presentes em uma alimentação saudável, como frutas, legumes e verduras 100% orgânicos. O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias. Passada essa primeira fase, não é preciso ser tão radical, mas manter a boa alimentação com moderação e equilíbrio", explica.

 

Flávia conclui com a sugestão de um cardápio detox para o primeiro dia após o carnaval.

 

Desjejum:

200 ml suco de melancia

2 fatias de pão de forma caseiro

1 colher de sobremesa de pasta de grão de bico

1 fatia de melão

 

Lanche da manhã:

200 ml de suco de laranja

 

Almoço:

1 pires de salada de alface

4 rodelas de tomate com orégano

1 filé de frango grelhado

3 colheres de sopa de lentilha

3 colheres de sopa de arroz integral

3 colheres de sopa de cenoura picada

1 colher de sobremesa de azeite extra virgem

1 fatia de abacaxi

 

Lanche da tarde:

200 ml de suco de laranja com couve e gengibre

 

Jantar:

2 colheres de sopa de espinafre refogado

2 ovos caipiras cozidos

2 colheres de sopa de arroz integral

2 colheres de sopa de abóbora cozida

 

Ceia:

1 xícara de chá de capim limão

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile