em

Como prevenir acidentes domésticos com crianças

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2016, mais de 11,9 mil crianças foram internadas no país em decorrência de acidentes domésticos no ano anterior. Em 2014, 631 crianças de 0 a 14 anos vieram a óbito nessas situações. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de prevenir incidentes que possam machucar os pequenos de todas as idades. Confira algumas dicas sobre como fazer a correta prevenção e minimizar os riscos.

Tornando a casa mais segura para as crianças

Um dos cômodos mais perigosos para as crianças é, certamente, a cozinha. Além da presença de produtos de limpeza, objetos cortantes, peças em vidro e porcelana e fios de eletrodomésticos, há o perigo do fogão. Tanto o botijão de gás quanto o gás encanado são seguros para uso de um adulto, mas é imprescindível manter os pequenos longe das chamas, do calor do forno, e também dos dispositivos que liberam o gás, como o regulador do botijão e a válvula do gás de rua.

Na cozinha

Sempre prefira utilizar as bocas da parte de trás do fogão, e nunca esqueça de virar o cabo das panelas para o centro, não para fora. Mantenha fósforos, isqueiros e produtos inflamáveis separados, e longe do alcance das crianças. Muita atenção ao local de armazenamento de facas, objetos cortantes, cerâmicas e vidros. Mantenha sacos plásticos e produtos de limpeza muito bem guardados e fora do alcance.

No banheiro

Mantenha a caixa ou o armário de medicamentos sempre trancados. Fique de olho nas crianças enquanto elas tomam banho, sobretudo em banheiras, evitando afogamentos ou quedas. Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre fechada. Lâminas de barbear, secadores, pranchas de cabelo, tesouras e outros itens do tipo devem ficar longe do alcance.

No quarto

Brinquedos pontiagudos devem ficar longe das crianças. Procure apenas itens com selo do Inmetro. Atenção ao berço: muitos brinquedos, lençóis e almofadas ou travesseiros dentro dele podem causar sufocamento. As grades não podem ser muito separadas, pois há o risco da criança ficar presa nelas. Mantenha o berço, a cama e outros móveis longe das janelas, que devem sempre ter tela de proteção.

 

Na sala

Todas as janelas devem ter grades ou telas de segurança. Instale portões de segurança no topo e no pé das escadas da casa. As tomadas fora de uso devem ser cobertas, e as que estão em uso podem receber protetores de tomada. Muito cuidado com as quinas de móveis, que podem cortar e machucar gravemente.

 

Em caso de acidente doméstico, procure imediatamente ajuda médica.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.