em

Como fazer uma boa aquisição em um leilão de imóveis

Em um leilão de imóveis, pode-se conseguir um imóvel com descontos superiores a 20%, uma vantagem significativa. Ainda assim é preciso atenção e levar em consideração algumas questões antes de dar um lance em leilões presenciais e online.

Antes de tudo, o melhor a se fazer é ver as dívidas deixadas. Em leilões é comum que haja falta de pagamentos obrigatórios como IPTU e será o comprador a arcar com isso. Faça um levantamento do valor total das dívidas (se for o caso) e desconte do lance justo a ser apresentado. Veja se vale a pena.

Depois, visite-o. Saiba o que está prestes a comprar, faça uma vistoria no local em seus mínimos detalhes e analise se há necessidade de reformas. A maioria dos imóveis que estão em leilão ainda estão ocupados pelos antigos donos e isso pode ser um problema para fazer uma visita, já que eles podem se recusar a abrir a porta. O caso pode ir para a Justiça para ser discutido, podendo levar anos até a desocupação. Então prefira imóveis desocupados para não esperar tanto.

Divulgação

Verifique o edital do leilão. É por esse que haverá informações como condições de venda, impostos, forma de pagamento, comissão adicional ao leiloeiro e se há financiamento da dívida. Em muitos casos, os leilões não permitem uso do FGTS para pagar o imóvel.

Análise os juros e procure um advogado para tirar dúvidas e ajudar a decidir o que vale ou não o investimento. Também procure a opinião de um corretor sobre o valor do imóvel, pois pode estar num valor acima do mercado.

Após tirar todas as dúvidas e saber em qual imóvel tentará um lance, defina um limite. Não há razão para se deixar levar pela emoção do momento e dar um lance maior do que se pode pagar. Lembre-se: se você desistir após seu lance ter vencido, sua participação em outros leilões está vetada. A desistência pode ocasionar também em multa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.