em

Comércio pensa em campanha para recuperar perdas em 2014

O comércio de Ponta Grossa fechou o ano de 2014 com queda de 5,07% nas vendas em relação a 2013. O percentual é uma média e considera dez ramos de atividade, porém varia de acordo com cada setor. Os dados fazem parte da pesquisa conjuntural da Federação do Comércio (Fecomércio) Paraná e preocupa o Sindicato dos Lojistas do Comércio que avalia alternativas para reverter este quadro.

Segundo o levantamento, o ramo que mais contribuiu para o recuo foi o de concessionárias de veículos, que amargou queda de 24,03% no faturamento no ano passado em comparação a 2013. Em segundo lugar está o setor de autopeças, com retração de 6,91%. Calçados aparece na terceira colocação no ranking dos ramos que mais registraram queda nas vendas em 2014, com 3,3%. A pesquisa considera as vendas deflacionadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Por outro lado, as lojas especializadas em imagem (cine-foto), som e as próprias óticas conseguiram manter o faturamento em alta no decorrer do ano que passou. Neste caso, o aumento nas vendas chegou a 11,79% na comparação com 2013. As farmácias também conseguiram se posicionar no mercado, faturando 10,52% a mais. Destaque também para as empresas de materiais de construção, com 7,98% de acréscimo em 2014.

Confira matéria completa na edição impressa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.