em

Comércio de Ponta Grossa tem melhor resultado do estado em abril

O varejo paranaense amargou perdas de 19,46% em abril em relação a março, o primeiro mês do isolamento social; na comparação com abril de 2019, a queda foi ainda mais expressiva: de 31,13%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que aponta, porém, que no mês de abril a região de Ponta Grossa se destacou no estado, registrando a menor queda perante a março: -8,83%.

Considerando o resultado por segmento, os únicos dos Campos Gerais que tiveram alta foram o de óticas/cine-foto-som (17,59%) e materiais de construção (0,31%). Enquanto que móveis, decorações e utilidades domésticas e concessionárias de veículos não tiveram um resultado apontado devido à pequena quantidade de amostra conseguida, o restante diminuiu suas vendas em relação ao mês anterior. As maiores perdas foram percebidas nas livrarias e papelarias (-83,85%), calçados (-46,46%) e farmácias (-25,05%).

“Em março houve uma corrida do consumidor aos supermercados, farmácias e postos de combustíveis devido ao receio de desabastecimento, ocasionando grande aumento das vendas. Já em abril esses setores também apresentaram queda”, destaca a Fecomércio.

De acordo com o Departamento de Pesquisas da Fecomércio PR, as empresas tiveram que se reinventar em pouquíssimo tempo para atender às demandas de consumo da população em isolamento e superar o fechamento de suas lojas físicas. Muitos lojistas adaptaram seus negócios e intensificaram o uso dos canais digitais, com vendas pelas mídias sociais e e-commerce. Como todos foram pegos de surpresa pelas circunstâncias e o desenvolvimento de plataformas próprias de vendas on-line leva mais tempo, os chamados marketplaces têm sido um recurso bastante empregado.

Outros períodos

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, em abril de 2020 Ponta Grossa também registrou a menor queda entre todas as regiões do estado: -12,96%. Neste período, a média de vendas do varejo paranaense foi de -31,13%.

Já no acumulado do ano os Campos Gerais ficam com o segundo melhor desempenho, que ainda assim é uma queda de -6,27%, atrás de Curitiba e região metropolitana (-5,07%). Neste recorte, a média do estado é de -9,71%. 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.