Detentora de um dos mais avançados processos de fabricação de caminhões, a DAF Brasil, com fábrica em Ponta Grossa, vem se destacando no mercado nacional desde a montagem dos primeiros modelos extrapesado e pesado da marca em solo brasileiro. Desde a inauguração da planta fabril em 2013, a companhia – uma das marcas líderes no mercado europeu e que está prestes a comemorar 90 anos de história em 2018 – segue em linha crescente.
Subsidiária do grupo americano Paccar, sexta maior fabricante de caminhões do mundo, a DAF quer repetir em 2018 o desempenho do ano passado, quando realizou três grandes lançamentos e cresceu 55,7% em vendas em relação a 2016.
Os planos futuros incluem a continuidade do Programa de Diversidade DAF, projeto global lançado no ano passado que visa criar um ambiente inclusivo para estimular as pessoas a contribuírem com diferentes perspectivas para o sucesso do negócio. Além disto, outro projeto audacioso é a abertura do banco Paccar Financial em 2019, em Ponta Grossa.
Para falar sobre o desempenho da marca, o DIÁRIO DOS CAMPOS entrevistou o diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, Luis Gambim. Confira.
DIÁRIO – Como foi 2017 para a DAF em termos de lançamentos e vendas?
LUIS – 2017 foi um ano bem positivo para DAF, pois tivemos três grandes lançamentos. Durante a Fenatran apresentamos a versão off road dos modelos CF85 e XF105 e também a configuração 4×2 do XF105 rodoviário. No quesito vendas, também tivemos um resultado excelente, fechando o ano com 55,7% de crescimento em relação a 2016.