Menu
em

Colégio agrícola de Castro é destaque por produção leiteira

O rebanho de vacas leiteiras da raça holandesa do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Olegário Macedo, em Castro, na região dos Campos Gerais, entrou para uma galeria seleta. Na semana passada a fazenda-escola recebeu da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) o certificado Vaca Vitalícia 2016 para animais da raça holandesa que produzem mais de 100 mil litros de leite durante a vida.

A vaca Geom Anelita Blitz (nome do animal) produziu 113.607,3 mil litros em seis lactações (período em que o animal produz leite) em 10 anos. A avaliação de controle de produção leiteira reúne os maiores produtores do país. No Brasil, segundo a APCBRH, apenas 510 vacas produziram acima de 100 mil litros durante a vida. Desse total, 464 estão no Estado do Paraná e duas na fazenda da escola, mantida pela Secretaria de Estado da Educação.

“Esse prêmio tem um significado muito importante porque mostra que hoje uma escola estadual, com o auxílio de profissionais qualificados e dedicados e alunos que aprendem na prática, pode ter bons resultados a nível nacional”, disse o diretor do CEEP, Günther Felipe Rudeck.

O colégio possui um rebanho de 110 vacas leiteiras que produzem mais de 1,4 mil litros de leite diariamente. Parte da produção é incluída na merenda, outra é enviada ao laboratório de Agroindústria para aulas práticas. O excedente da produção é vendido pela cooperativa pedagógica que existe no Centro há mais de 40 anos.

 

 

Colégio possui um rebanho de 110 vacas leiteiras

Foto: Divulgação

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile