em

Citado em denúncia de assédio, vice-presidente da Caixa também renuncia

Foto do ex-vice-presidente da Caixa
Foto: Reprodução/LinkedIn

A Caixa anunciou que o vice-presidente da área de Negócios no Atacado, Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa, pediu renúncia ao cargo. A informação foi revelada por meio de fato relevante divulgado na noite de sexta-feira (1º).

A renúncia ocorre na esteira das acusações de assédio sexual que levaram o economista Pedro Guimarães a pedir demissão do cargo de presidente da Caixa, na última quarta-feira (29). O caso foi revelado pelo portal Metrópoles e é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Um dos executivos mais próximos de Guimarães, o vice-presidente Celso Leonardo Barbosa também foi citado em denúncias de funcionárias da Caixa que já prestaram depoimento aos investigadores. A renúncia dele foi aprovada pelo Conselho de Administração do banco.

Barbosa, que nega as acusações, também é alvo de denúncia por abuso sexual apresentada na ouvidoria da Caixa. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal de Contas da União (TCU) também se debruçam sobre o caso.

A nova presidente da Caixa, a economista Daniella Consentino, assinou na sexta-feira (1º) o termo de posse e deve assumir o cargo nesta terça-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto.

Investigação

 Em nota sobre as denúncias de assédio, a Caixa afirmou que “repudia qualquer tipo de assédio” e que há investigação em curso para apurar os casos. “A investigação corre em sigilo, no âmbito da Corregedoria, motivo pelo qual não era de conhecimento das outras áreas do banco”, diz o texto.

A apuração foi iniciada em maio, de acordo com o comunicado. Segundo a Caixa, diligências foram realizadas para colher provas e materiais que estão sendo avaliados. A instituição informou que toda a investigação é conduzida por um órgão externo, o que “garante a transparência, segurança e proteção para denunciantes”.

A nota afirma ainda que “eventuais novas informações serão imediatamente integradas ao procedimento de apuração.”

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.