O rosto é o nosso cartão de visitas, a identidade visual do que somos e transparecemos, e quando há algum problema estético nesta área tão exposta do nosso corpo, geralmente ocorre bastante desconforto. As assimetrias – como queixo projetado para frente, recuado para trás ou desalinhado – normalmente ocorrem por questões genéticas, e podem ser ser corrigidas através de um bom profissional pela cirurgia ortognática.
Tais assimetrias acontecem por conta de alterações no desenvolvimentos dos ossos da face, e acabam por ocasionar, na maior parte dos casos, defeitos no posicionamento dos dentes, que acabam encavalando ou ficando desalinhados justamente por conta dos desarranjos da mandíbula. Isto afeta a fala, a mastigação, e acarreta dores e desconforto para o paciente.
O que é a cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática é um procedimento que tem como foco a correção e o reposicionamento da estrutura óssea da parte inferior da face. Ela retoma as funções da mandíbula, melhorando a mordida e realinhando o queixo. Isso resulta em melhoria da qualidade de vida.
Esta é uma cirurgia de bastante complexidade, mas que apresenta resultados excelentes. Porém, ela só deve ser realizada por profissionais realmente capacitados, especialistas que trarão resultados de fato positivos para a vida do paciente.
Quem precisa da cirurgia?
A indicação para a cirurgia deve ser feita por um dentista, que orientará o paciente a buscar um cirurgião de confiança. Essa indicação ocorre após a realização de diversos exames que comprovem a possível deformidade na região, e também depois de constatado que apenas o uso do aparelho ortodôntico não será suficiente para a correção da mordida.