Menu
em

Cirurgia plástica: uma questão estética e de bem-estar com o corpo

A cirurgia plástica é considerada um dos procedimentos mais almejados pelas mulheres e também pelos homens. É o significado da busca do equilíbrio e bem-estar com o corpo. Mas o que muitos não sabem é que a cirurgia é uma das primeiras artes de cura e que começou há quatro mil anos antes de Cristo quando era realizada primitivamente pelos hindus para a reparação de punições impostas naquela época.

A evolução se deu junto com o desenvolvimento humano mas, principalmente, com as maiores tragédias enfrentadas pela humanidade: a primeira e a segunda Guerra Mundial. Neste período o avanço foi extraordinário, avançou-se na área reconstrutora, especialmente no tratamento de feridas e membros mutilados. De acordo com o cirurgião plástico, Eduardo Silva, hoje o Brasil é a maior referência mundial na especialidade.

“A busca por um equilíbrio com o meio em que se vive é o objetivo de todo ser humano. Na sociedade moderna a cirurgia plástica é uma das maneiras de se atingir o completo bem-estar desde que questões essenciais e existenciais estejam devidamente resolvidas, fato este que a torna mais procurada hoje em dia”, explica o especialista.

 

O cirurgião comenta que além da saúde, a cirurgia plástica é uma questão de estética. “Todo paciente quer um nariz bonito, mas nem sempre lembram que a sua função é ajudar na respiração. Ou seja, não existe cirurgia plástica somente estética, a beleza e a função são inseparáveis”, diz.

A maior procura por cirurgias estéticas, de acordo com o especialista, é a implantação da prótese de silicone, que recentemente ultrapassou a lipoaspiração.

“Outros procedimentos com grande procura também são prótese de mama, rinoplastia (reparação no nariz) e face lifting (retirada do excesso de pele da face). Nas pacientes que já foram mães é muito comum realizarem abdominoplastia e mamoplastia. A procura pelos homens também aumentou muito e os procedimentos mais realizados são a rinoplastia, otoplastia (correção da orelha de abano) e a lipoaspiração”, lembra.

Riscos

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia plástica também tem os seus riscos desencadeados por algumas doenças. “O maior vilão é o cigarro, por mais que o paciente diminua a quantidade ou pare de fumar, o dano na microcirculação é permanente e tem influência trágica na cicatrização, podendo em alguns casos ocorrer até a perda total da pele que é chamada de necrose. Existe também diabetes, hipertensão arterial, obesidade, dentre outros que podem agravar a cirurgia”, explica Silva.

O profissional orienta que consultas devem ser realizadas com especialistas da área para que a cirurgia tenha uma maior segurança. “A função de um profissional íntegro é minimizar os riscos do seu paciente por meio de uma consulta médica detalhada, falando sobre os desfechos favoráveis mas sempre alertando sobre possíveis complicações”.

Fique atento

Para saber se seu médico é realmente um Cirurgião Plástico deve fazer uma consulta no site www.cirurgiaplastica.org.br.


Cirurgião plástico, Eduardo Silva, comenta a cirurgia mais procurada é a prótese de silicone. Foto: Fábio Matavelli

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile