Menu
em

Cinco setores do varejo em PG elevam as vendas

Segundo pesquisa divulgada mensalmente pela Federação do Comércio (Fecomércio) no Paraná, as vendas no varejo de Ponta Grossa cresceram 1,75% no primeiro quadrimestre. A comparação considera os quatro primeiros meses de 2017. No Estado, neste período, o incremento foi de 6,34%.

Dos 12 ramos de atividades pesquisados, cinco puxaram as vendas para cima entre janeiro e abril. O incremento, no município, foi nas concessionárias de veículos (35,93%), calçados (34,57%), lojas de departamentos (29,17%), livrarias e papelarias (10,06%) e supermercados (0,4%).

Os demais, conforme o levantamento, tiveram os resultados no vermelho, sendo que a maior queda envolveu o setor de vestuário e tecidos (10,80%).

Na comparação dos meses abril último com o de 2017, as vendas de modo geral fecharam em queda, com recuou de 1,32% agora. Apenas Ponta Grossa e Curitiba com região metropolitana tiveram desempenho negativo. No Paraná, o aumento foi de 8,48%.

Mês

Já em relação a março deste ano, em abril último a queda envolvendo o comércio local foi ainda maior, 10,67%. Neste caso, todas as regiões paranaenses pesquisadas (Curitiba e RM, Londrina, Maringá, Oeste, Ponta Grossa e Sudoeste) fecharam com números negativos, sendo que no Estado a média foi de -6,13%.
Dos ramos pesquisados localmente, somente três conseguiram vender em abril volume maior que em março (autopeças, concessionárias de veículos e vestuário e tecidos).

Retomada

Para a Fecomércio, o aumento de 6,34% no Paraná, de janeiro a abril, indica a retomada da economia estadual. A pesquisa destaca que as concessionárias de veículos se sobressaíram em abril último (comparado ao mesmo mês de 2017) principalmente na região Oeste, onde o setor apresentou crescimento de 116,41%, bem como em Ponta Grossa (73,52%), Londrina (63,76%) e Curitiba e Região Metropolitana (43,76%).

Estoques

A Fecomércio, através do estudo, destaca que diante do aumento no faturamento, os comerciantes paranaenses, com bons resultados, estão investindo em seus estoques, que foram ampliados em 9,17% no acumulado do ano e 22,54% na comparação com abril de 2017.

 

Folha de pagamento tem alta de 4,73% no Paraná

A Fecomércio apurou, através da pesquisa conjuntural, que a folha de pagamento dos trabalhadores do varejo no Paraná teve alta de 4,73% entre janeiro e abril. Na comparação com abril do ano passado, os salários e comissões ficaram 4,23% maiores.

Já o número de funcionários no comércio estadual quase não sofreu alteração no acumulado de janeiro a abril, com 0,13%. Na região Oeste, as contratações aumentaram 3,73%; em Ponta Grossa, 1,36%, e na capital, 0,21%. Já no Sudoeste houve redução de 6,97% nos postos de trabalho do setor terciário, bem como em Maringá (-2,34%) e em Londrina (-0,99%).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile