Menu
em

Cientistas suíços descobrem o melhor horário e os meses para engravidar

Pesquisadores suíços descobriram que casais que tentam engravidar devem fazer sexo antes das 7h30 da manhã no período da primavera. Os cientistas europeus afirmam que os espermatozóides têm seu próprio relógio interno de 24 horas – e eles são mais potentes nas primeiras horas da manhã. Além disso, eles também descobriram que o esperma é de tamanho e forma mais saudáveis para fertilizar um óvulo nos meses de março, abril e maio.

Especialistas do Hospital Universitário de Zurique analisaram amostras de sêmen de 7.068 homens, com idade entre 25 e 40 anos, em tratamento de fertilidade. As amostras foram cruzadas para a concentração espermática, contagem total de espermatozóides, motilidade progressiva e morfologia normal.

Para a autora do estudo, Dra. Brigitte Leeners, a coleta de sêmen na parte da manhã – onde a qualidade do esperma foi maior – pode ser usado para melhorar a fertilidade natural. Porém, a especialista afirma, ainda, que os resultados obtidos na pesquisa também podem ser usados para aumentar as chances de gravidez por meio de tratamentos de fertilidade.

Segundo o estudo, publicado na revista científica Chronobiology International, o sêmen coletado em março, abril e maio teve a maior concentração de espermatozóides. Essas amostras coletadas no início da manhã, antes das 7h30, apresentaram os maiores níveis de concentração e morfologia normal. Já no verão, foram observados declínios significativos e perda da qualidade.

A infertilidade é um problema cada vez maior para os casais que desejam ter filhos. Cerca de um em cada sete casais tem dificuldade para conceber e estudos sugerem que a má qualidade do sêmen é um fator em até metade dos casos. Segundo Dr. Guilherme Wood, médico urologista e especialista em reprodução humana, o espermograma é importantíssimo para qualquer procedimento de fertilização in vitro.

"A contagem de espermatozóides em homens no mundo todo diminuiu pela metade nos últimos 50 anos. Isso é muito preocupante quando estamos falando de tratamentos de fertilidade", afirma Dr. Wood. Apesar de ser um estudo feito com vários voluntários durante um período considerável, é preciso ter cautela quanto ao resultado, uma vez que os casais devem levar em consideração ambos os fatores, masculinos e femininos, quando encontram dificuldades para engravidar. "O estudo traz informações que podem ajudar muitos casais, mas é preciso investigar todos os elementos do casal, para realizar os exames corretos e encontrar as justificativas para essa dificuldade", finaliza Dr. Wood.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile