em

Chuvas viabilizam plantio de trigo na região de Ponta Grossa

Após registrar a estiagem mais prolongada desde que o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) começou a monitorar as condições do tempo, em 1997, o estado voltou a registrar chuvas constantes desde o final de maio – o que tem viabilizado melhores condições de umidade no solo para o plantio de trigo e demais culturas de inverno em Ponta Grossa e região.

De acordo com Luiz Aberto Vantroba, economista do Departamento de Economia Rural (Deral) do núcleo regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), a média dos Campos Gerais é de que cerca de 40% do trigo já foi plantado, porcentagem que chega a 50% nos municípios mais quentes e próximos do Norte, como Arapoti, Piraí do Sul e Ventania, por exemplo.

“Com as chuvas agora a situação para as culturas de inverno estão quase normalizadas. Essa semana o plantio deve avançar com bastante intensidade até porque estamos na metade de junho e parte dos produtores prefere essa época, nem bem no início do zoneamento e nem no final, para não arriscar e nem atrasar lá na frente”, lembra Vantroba, que destaca que a umidade já é suficiente para que ocorra a germinação.

Na prática

O produtor André Lisboa conta que começou o plantio no dia primeiro de junho e deve finalizar ainda nesta semana. “No início a umidade estava boa. Na metade, pelo dia 8, choveu mais e tivemos que dar uma parada por cerca de de três dias, e agora retomamos e estamos finalizando, com umidade boa para germinar”, afirma ele.

Com a mesma média de área de cultivo registrada no ano passado, de aproximadamente quatrocentos hectares, André afirma estar otimista para esta nova safra. “Os preços estão melhores e o ano está bem interessante. Os mercados estão desabastecidos em virtude da estiagem do ano passado, quando foi produzido menos trigo”, ressalta o produtor que possui propriedades em Ponta Grossa.

André Lisboa começou a plantar o cereal no início do mês e aproveita a boa umidade do solo para finalizar ainda nesta semana (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.