Nesta quinta-feira (21), os professores das Faculdades Cescage realizaram a competição “Pontes de Macarrão” entre os acadêmicos de Engenharia Civil. Para a disputa, cada equipe, formada por até cinco pessoas, deveria criar um protótipo de macarrão que aguentasse o maior peso possível.
O desafio dos alunos foi construir pontes, utilizando como matéria prima o macarrão do tipo espaguete nº 7. Para a união das barras nos nós, poderiam ser utilizadas as colas epóxi do tipo massa, resina ou a cola quente. Foram classificadas as equipes que apresentaram a estrutura dentro dos critérios de altura, largura e peso previstos em regulamento.
Além de apresentar a ponte, os acadêmicos também entregaramo memorial de cálculo, evidenciando todo o processo de produção. De acordo com a coordenadora do curso Maria Cláudia Mukulis, a atividade multidisciplinar permite que os acadêmicos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Regras da competição
Para avaliar a resistência de cada ponte, os professores aumentaram o peso gradativamente. Na primeira etapa, a pontes deveriam aguentar pelo menos 2 Kg. No entanto, a competição ficou acirrada com o aumento progressivo da carga mínima.
A equipe campeã formada pelos acadêmicos Alex Lima, Ericson Rogoski, Ederson José da Silma, Failon de Campos e Felipe Tomacheski comemoraram a vitória. A ponte confeccionada pelo grupo conseguiu suportar 56, 98 kg. Na segunda e terceira posição, as pontes resistiram a 35,65 Kg e 26,68 Kg, respectivamente. Os vencedores receberam o certificado de 20 horas de pesquisa e os demais participantes classificados, 10 horas pela participação.
1º Lugar– Genious (56,98 kg)
Alex Lima, Ericson Rogoski, EdersonJosé da Silma, Failon de Campos e Felipe Tomacheski
2º lugar – Sem Nome 02 (35,65 kg)
GabrielliBahr Cordeiro, Jeferson Crueger, Alessandra Ferreira, Jonas Neves, Jacqueline Andreolo.
3º lugar – Led Zepellin(26,68) kg
Helder Alex Soares, Bruno de Souza, Jean Carlos de Lima, Tiago Galan, Alceu Mendes do Nascimento.