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Certificações estimulam a qualidade e abrem espaço para novos mercados

“Estamos ainda mais organizados, redobramos os cuidados com a aquisição de produtos dos fornecedores, passamos a exigir ainda mais qualidade e evitamos o desperdício de alimentos.” Este é o relato de Moacir Luiz Costenaro (proprietário do Chalé Colonial Costenaro, em Prudentópolis) após a obtenção da certificação NBR 15635:2008 – Requisitos de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Controles Operacionais Essenciais em Serviços de Alimentação, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O título garante que o serviço de alimentação oferecido pelo seu estabelecimento atende rigorosamente às especificações previstas na norma. Há 17 anos no mercado, o empresário conta que o processo para a conquista da certificação, por meio de uma parceria com a Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia, do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) nacional, exigiu bastante da equipe.

“Foi um trabalho árduo, que demandou organização, tempo e dedicação, mas a diferença é bem perceptível”, afirma Costenaro que pretende ampliar a loja onde comercializa produtos típicos da região, bem como o restaurante por onde passam diariamente centenas de turistas e moradores.

Além do chalé, o Parque Histórico de Carambeí – reconhecido como um dos maiores atrativos turísticos do Paraná – também obteve a mesma certificação em 2014. Ao todo, foram três anos de trabalho, seguindo o processo de capacitação, avaliação e monitoramento, graças à parceria com o Sebrae/PR.

A turismóloga Priscila Heck, coordenadora da Confeitaria e Restaurante do Parque, ressalta que o empenho, dedicado às adaptações estruturais e de recursos humanos que foram realizadas, e o engajamento dos colaboradores envolvidos foram recompensados. “É a garantia de que tudo é produzido dentro do mais rigoroso padrão de qualidade”, assegura a coordenadora.

A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, reforça que um dos objetivos do Sebrae/PR neste ano é trabalhar com ações de potencialização das empresas, para a conquista de certificações, prêmios, selos, enfim, com o objetivo de serem ainda mais reconhecidas e valorizadas. “Queremos estimular que mais empresas busquem o reconhecimento por meio das certificações e premiações.”

Parque conta com a certificação de boas práticas

Foto: Arquivo

 

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