em

CBF faz mudança na Copa do Brasil e vai impactar os estaduais

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A Diretoria de Competições da CBF divulgou os documentos técnicos da Copa do Brasil 2023. Entre eles está o Regulamento Específico da Competição (REC). Ele traz em seu texto uma mudança importante para 2024 e que vai impactar Copa do Brasil e campeonatos estaduais.

Conforme o Artigo 41 do REC, a partir de 2024, a Copa do Brasil não terá mais as dez vagas que são disponibilizadas via Ranking Nacional de Clubes para aquelas equipes que não conseguiram classificação por meio do Campeonato Estadual.

Isso significa que os grandes clubes que não se classificarem para a Libertadores, por exemplo, vão precisar obrigatoriamente de uma boa campanha em seus respectivos estaduais. Do contrário vão ficar de fora da Copa do Brasil.

Com a mudança, das 92 vagas da Copa do Brasil, 80 serão distribuídas por meio das Federações Estaduais. A distribuição permanece seguindo critérios de colocação no Ranking Nacional de Federações.

  • 1º e 2º: 6 vagas
  • 3º a 5º: 5 vagas
  • 6º a 14º: 3 vagas
  • 15º a 27º: 2 vagas

O Paraná, por exemplo, ocupa atualmente a quinta posição do Ranking Nacional de Federações. Considerando este cenário, o estado teria direito a cinco vagas na Copa do Brasil 2024. No entanto, nem todas precisam ser obrigatoriamente pelo Campeonato Paranaense.

Conforme o novo Regulamento da CBF, os Estados que tenham direito a cinco ou seis vagas precisam fornecer três vagas pelos seus campeonatos estaduais (os três primeiros colocados da competição). As demais vagas podem ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na
classificação final de até dois torneios seletivos ou equivalentes.

Isso significa que, se quiser, a Federação Paranaense pode criar um torneio no segundo semestre para fornecer uma ou duas vagas na Copa do Brasil do ano seguinte. Conforme o Regulamento da CBF, esse torneio seletivo deve ter a participação mínima de seis clubes, sendo quatro da primeira divisão estadual.

Caso não opte por esse modelo, a Federação pode distribuir todas as vagas da Copa do Brasil por meio da elite do Estadual. No caso do Paraná, os cinco primeiros colocados do Paranaense 2023 iriam automaticamente para a Copa do Brasil do ano seguinte.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.