em

Castro é oficialmente a Capital Nacional do Leite

O presidente Michel Temer sancionou nesta terça-feira (26), a Lei nº. 13.584, que confere ao Município de Castro, o Título de Capital Nacional do Leite. A lei teve origem no projeto de Lei 3931/2012 do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso (Frencoop), em razão de Castro ser conhecida, há muito tempo, pelo destaque na produção de leite e isso vem aumentando ano a ano, chegando a ser o maior produtor de leite do país.

Segundo Serraglio, o Município vem produzindo em torno de 240 milhões de litros, o que é decisivo para manutenção do título de maior produtor de leite do país. A região de Castro concentra a atuação das três principais cooperativas produtoras de leite do Estado do Paraná – Castrolanda, em Castro; a Batavo, em Carambeí, e a Capal, de Arapoti.

“Os produtores de Castro e da região, são precursores em tecnologia, e a qualidade do produto está acima da média nacional. Além disso, a maneira como o leite é captado, a forma como é realizado o transporte e o armazenamento são detalhes de operacionalização que fazem a diferença”, diz Serraglio, enaltecendo o trabalho das cooperativas do setor.

O deputado lembrou que sua iniciativa com o projeto de Lei teve apoio do então, e atual prefeito, Moacyr Elias Fadel e do presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg. “Parabenizo, através do amigo prefeito Moacyr Fadel, o fato de Castro ser objeto de uma lei federal, como presente de Natal”, destacou.

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel, e o deputado Osmar Serraglio 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.