Menu
em

Canoísta de Tibagi, Teco está classificado para o Pan-Americano

Divulgação
Teco está classificado para o Pan-Americano de Slalom

O tibagiano Ricardo Martins Taques, o Teco, disputou nestes dias 12, 13 e 14 a prova seletiva no Canal da Piracema de Itaipu em Foz do Iguaçu e assegurou vaga no Pan-Americano de Canoagem Slalom. Ele integrará a equipe brasileira na competição que vai definir os atletas que irão às Olimpíadas de Londres.

Bicampeão Sul-Americano de Canoagem Slalom, Teco ficou entre os três melhores dos oito brasileiros que disputaram as três vagas para o Pan. Ele comemorou a classificação para o evento, que será também em Foz do Iguaçu, no mês de março. Em sua página no Facebook, o atleta comentou que a seletiva foi muito disputada e motivou os colegas de equipe. “Parabéns para quem se classificou e parabéns para quem não se classificou. A vida é feita de vitórias e derrotas e somente os fortes sabem lidar com isso! Valeu piazada”, escreveu.

Teco deve retornar a Tibagi nesta quarta-feira (15) para breve descanso durante o feriado de Carnaval, mas os treinos serão retomados logo na próxima semana. Ele terá de enfrentar, na modalidade K1, fortes competidores do Canadá e Argentina. Se os brasileiros conseguirem a liderança no Pan, a vaga em Londres está praticamente assegurada. “Teremos uma nova seletiva para confirmar então os atletas que irão para as Olimpíadas”, informa.

De olho na maior competição do planeta, o canoísta mantém o ritmo intenso de treinos de segunda a sábado, duas vezes por dia, intercalando água e academia. Ele faz parte da equipe permanente de atletas mantidos pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) em Foz do Iguaçu, junto de Renan Henrique Soares, também de Tibagi. Em 2011, Teco subiu ao pódio em todas as competições de que participou e garantiu o segundo ouro consecutivo no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, realizado na Argentina.

A rotina de atividades também inclui a sala de aula. O jovem de 21 anos, campeão isolado na modalidade K1 (caiaque individual) no Brasil, iniciou faculdade de educação física. Se as Olimpíadas de 2012 motivam o canoísta, as de 2016 são uma meta. “É por isso que estamos treinando. Temos cinco anos pela frente para criar uma equipe forte que represente o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”, conta.

 

 

 

Foz

Na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, Teco vive em uma pousada com outros atletas e treinadores da CBCa. A equipe permanente 2012-2016 tem como treinador o italiano Ettore Ivaldi e cada um recebe bolsa-auxílio para se manter. Entre as condições para fazer parte do grupo está a faculdade. “Lá tenho apoio de médico, dentista, fisioterapeuta e agora o auxílio para estudar. Escolhi educação física porque tem tudo a ver comigo”, relata.

Na usina hidrelétrica Itaiupu Binacional, a equipe treina no Canal da Piracema. “É bem diferente do Rio Tibagi, principalmente pelo clima. Lá é muito quente, o sol é muito forte, o tempo é abafado e não tem vento como aqui em Tibagi. Aqui é um paraíso”, revela. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile