Execução de obras e de melhorias de serviços à população ponta-grossense são alguns dos desafios da Prefeitura de Ponta Grossa para os próximos anos; candidatos apontam problemas e propostas para o município na infraestrutura
Asfalto, melhoria de trânsito, execução de serviços como saneamento e transporte. Um dos desafios de quem assumir a Prefeitura de Ponta Grossa é sanar os problemas do município e apresentar soluções de infraestrutura, com a execução de obras.
O Diário dos Campos pediu para que os cinco candidatos a prefeito de Ponta Grossa listassem os maiores desafios que a gestão tem na área de infraestrutua, além de sugerir para que eles apontassem ao menos cinco propostas para a mesma área.
Entre os desafios listados estão questões como a necessidade de uma revisão urbana que atenda aos bairros mais asfaltados, o deficit de pavimentação de ruas, a necessidade gerar mais recursos para executar obras, além do problemas no tráfego das vias centrais e os gargalos no trânsito. Como solução, estão incentivo ao transporte público, criação de mais vagas de estacionamento, melhoria da malha viária urbana e rural, reestruturação de distritos, projetos de mobilidade, entre outras.
Quais os principais desafios da infraestrutura e como solucioná-los?
Aliel Machado (Rede)
Ponta Grossa tem uma população de mais de 340 mil habitantes, por isso carece de uma readequação urgente na sua infraestrutura. A ocupação urbana precisa ser mais próxima das áreas mais centrais, o que vai ajudar a baratear custos com as redes de água, esgoto, elétrica, telefonia e transporte. Outro desafio é buscar a melhoria dos bairros, para que o ponta-grossense não dependa tanto do centro, já insuficiente. A malha viária urbana e rural precisa ser readequada e contribuir na geração de emprego
Julio Küller (PMB)
Com planejamento certo, em 10 anos teremos todas as ruas asfaltadas. E já nos próximos quatro começaremos a executar esse projeto com recursos do Fundo Municipal de Pavimentação. Também iremos pavimentar as ligações entre bairros e estimular a criação de estacionamentos subterrâneos e aéreos. Além da isenção do IPTU para terrenos baldios que cederem o espaço para estacionamento. Serão os Estacionamentos Públicos Municipais, que irão garantir vagas de estacionamento nos lugares de maior movimento
Leandro Soares Machado (PPL)
Entendemos que a gestão participativa é o caminho para vencer os desafios, pois o desenvolvimento urbano até aqui verificado está muito abaixo da situação atual do município, sendo prova disso o descumprimento do Plano Diretor elaborado em 2006 e não concluindo até agora. Entendemos que a Lei tem que ser cumprida para favorecer a comunidade. Avaliaremos a possibilidade de implementação das propostas apresentadas na 6ª Conferência da Cidade em Ponta Grossa.
Marcelo Rangel (PPS)
Há um desafio gigantesco, que é ordenar o crescimento de uma cidade com um quadro originário antigo e impróprio para o volume de veículos que recebe. O perímetro urbano replica essa dificuldade e traz outros problemas, como aglomerados naturais sem estrutura e gargalos de tráfego. O reordenamento do quadro urbano, com mudanças sistemáticas no processo de ocupação dos vazios e nas vias estruturais, com privilégios para o transporte de massa e a acessibilidade. Mas temos projetos e ações
Professor Gadini (PSOL)
A construção das grandes obras prioritárias depende, principalmente, da captação de recursos junto ao governo estadual e federal, bem como da cobrança pelo poder público o local, do compromisso das concessionárias de serviços terceirizados que afetam moradores da cidade e região. Além disso, a Unidade Popular tem o compromisso de administrar com transparência e honestidade, sem risco de má gestão ou apropriação indébita. Desta forma, vai sobrar dinheiro para investir em obras necessárias.
Principais propostas para a infraestrutura em Ponta Grossa
Aliel Machado (Rede)
– Aproximar as áreas de habitação do centro da cidade, para reduzir os gastos com a infraestrutura já existente
– Organizar o sistema de transporte na cidade, com os BRTs e estações e integração, sem esquecer pedestres e ciclistas
– Otimizar a malha viária da cidade, com incentivo de atividades econômicas e geração de oportunidades de emprego e renda
– Contemplar a ligação entre os bairros, para que o trânsito possa fluir de forma mais rápida, sem passar pelo centro
– Planejar e cuidar da manutenção das estradas rurais, garantindo o tráfego durante o ano inteiro e não apenas nas safras
Julio Küller (PMB)
– Manter estradas rurais em perfeitas condições, ampliar sinal da telefonia, celular e internet
– Pavimentar as ligações urbanas bairro a bairro assegurando maior fluidez e segurança ao trânsito
– Em 10 anos todas as ruas asfaltadas, em quatro anos avançar com recursos provenientes do Fundo Municipal da Pavimentação
– Incentivar a construção de estacionamentos subterrâneos e aéreos na região central, para desafogar o trânsito
– Colocar em prática o projeto Ciclo Faixas determinadas ruas de nossa cidade
Leandro Soares Machado (PPL)
– Reestudo para se conhecer o estado dos condutos de água e esgotamento, fiação elétrica e implantação de gás canalizado
– Trabalho de atendimento ao transporte coletivo, estudo e controle de transito
– Estudo do Plano diretor com a ideia de elevarmos a infraestrutura para também as áreas da periferia
– Participação comunitária para o levantamento de problemas e propostas de soluções
– Projeto de obras no subsolo, estudo de trafegabilidade e trabalhos para implantar acessibilidade
Marcelo Rangel (PPS)
– Pavimentação e manutenção de vias públicas: prioridade para corredores de transporte coletivo e áreas próximas às escolas
– Extensão e aprimoramento da rede sanitária, recuperação de arroios e despoluição de cursos dágua
– Melhorias e sinalização das vias urbanas, com alternativas para cruzamentos problemáticos e corredores de ônibus
– Implantação do Plano Diretor, com a legislação auxiliar, permitindo projetar crescimento de forma ordenada e inteligente
– Aprimorar ou implantar ligações interbairros, como alternativas de trânsito e agilização no tráfego perimetral
Professor Gadini (PSOL)
– Priorizar pavimentação das vias dos maiores bairros que carecem de estrutura
– Cobrar da concessionária que cobra pedágio rodoviário a construção de viadutos/trincheiras na Avenida Souza Naves
– Cobrar da concessionária de saneamento um plano para coleta e tratamento de esgoto nos bairros que carecem do serviço
– Retomar e agilizar projeto de implantação do binário da Avenida Carlos Cavalcanti
– Transporte com mais linhas e tarifa reduzida. A fiscalização deve assegurar condições para reinvestir o dinheiro em obras