Ponta Grossa gasta cerca de 28% de seu orçamento em educação, a média de investimento per capita neste setor em 2015 foi de R$ 539,27. Cerca de 30 mil alunos compõem a rede municipal de ensino e o município ficou abaixo da meta estipulada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O tema educação é apontado sempre apontado pelos eleitores como uma das prioridades nas eleições, e o Diário dos Campos pediu para os cinco candidatos a prefeito que apontem quais a suas principais propostas para a área.
Aliel Machado (Rede), Julio Küller (PMB), Leandro Soares (PPL), Marcelo Rangel (PPS) e Professore Gadini (PSOL) também foram questionados sobre o rendimento abaixo da meta no Ideb, quais as soluções ele apontaria para melhorar este desempenho. Estender horários de atendimentos nos CMEIs, valorização de profissionais e aumento de escolas em tempo integral foram algumas das ideias que não faltaram entre as propostas dos candidatos.
Diário dos Campos – Quais são suas cinco propostas para a educação em Ponta Grossa?
Aliel Machado (Rede)
– Criar o CMEI Noturno para atender as mães aquelas mães que comprovaram que trabalham ou estudam à noite, até as 22 horas.
– Tornar a escola um espaço aberto para a comunidade para o desenvolvimento de ações e projetos, que atendam o bem comum.
– Ampliar a educação integral não apenas no horário, mas com qualidade, através de ações pedagógicas e culturais.
– Construir novas escolas, ampliar e zelar pela manutenção das que já existem no município.
– Promover a inclusão do aluno com deficiência, com orientação psicopedagógica que atenda suas necessidades.
Julio Küller (PMB)
– Criar o Cmei Central que será aberto aos sábados das 7h30 às 18h00 para os pais que trabalham no centro da cidade.
– Estender o horário dos CMEIs até as 18h30, com a contratação de monitoras para ficar com as crianças após as 17h00.
– Ampliar o ensino integral e readequar as que já atendem nesse modelo com atividades complementares de fato.
Garantir atendimento médico oftalmológico, além de psicológico e tratamento para obesidade infantil a todos os estudantes da rede municipal.
Construir novos CMEIS em parceria com o governo federal, atendendo a demanda dos novos núcleos habitacionais.
Leandro Soares Machado (PPL)
Revisão da proposta pedagógica. A proposta é falha e está fora da realidade do nosso município. Vamos ter que reverter.
Sistema de avaliação do aluno. É preciso saber o resultado da metodologia aplicada até aqui no ensino, visando melhorias.
Revisão das condições físicas das escolas. Pois temos muitos problemas de manutenção e isso nos preocupa muito.
Criaremos um real programa de formação continuada. Aperfeiçoar os professores é aperfeiçoar a nossa educação.
Elaboração de um plano de carreira coerente. Os professores serão ouvidos e respeitados neste caso, pondo fim ao drama.
Marcelo Rangel (PPS)
– Distribuição de tablets para alunos e professores das escolas municipais, como ferramenta de trabalho e inclusão digital.
– Estender o programa de Escolas em Tempo Integral para toda a rede municipal, com um mínimo de 7h diárias de atividades.
– Oferta de aulas de inglês já nas séries iniciais da rede municipal; ampliação da oferta de robótica e empreendedorismo.
– Universalização do atendimento às crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), otimizando recursos.
– Valorização dos profissionais da Educação, garantindo sua a formação continuada, com estímulo a projetos pedagógicos.
Professor Gadini (PSOL)
– Assegurar vaga para todas as crianças. Para isso definir um cronograma para implantação gradual da escola de tempo integral.
– Adequar uso racional do espaço físico das escolas e elaborar um planejamento de atividades diversificadas.
– Rever o plano de carreira para valorizar os professores e demais servidores da área, com formação continuada.
– Elaborar um estudo sobre a viabilidade para a implantação do salário equivalente ao mínimo do DIEESE aos educadores.
– A partir de janeiro/2017, os professores vão escolher o(a) secretário(a) de educação.
Diário Dos Campos – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Ponta Grossa em 2015 ficou abaixo da meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Qual a sua proposta para a educação no município melhorar este desempenho?
Aliel Machado (Rede)
O município não atingiu a meta assumida no compromisso ‘Todos pela Educação’, firmado pelo MEC e registra um deficit de vagas para crianças de 0 a 3 anos e para a população de 4 a 5 anos muito grande. Como membro da Comissão de Educação ganhei experiência nessa área e sei dos seus problemas. Na nossa gestão vamos arcar com esse compromisso e ampliar as vagas e a infraestrutura das escolas, além de criarmos novas unidades de ensino. A valorização do professor será o nosso primeiro passo.
Julio Küller (PMB)
A educação abre portas para as oportunidades. Por isso vamos investir muito na educação de Ponta Grossa. Recentemente recebemos uma notícia que mostra que a educação na atual gestão vai mal e o resultado está aí, o índice do Ideb despencou. De nada adianta prometer tablets se a educação não é valorizada. No meu governo vou proporcionar a qualidade que a educação municipal precisa, valorizando os alunos, os profissionais, investindo em infraestrutura, isso sim é respeito pelas pessoas.
Leandro Soares Machado (PPL)
O período eleitoral tem gerado notícias confusas relativas à educação. A situação revela conquistas e prêmios que não mostram a realidade do sistema educacional. Ou ouvimos os professores e de técnicos da área ou vamos jogar palavras ao vento. Não existe solução que não passem pelos 5 pontos citados acima e este trabalho somente será realidade quando removermos a politicagem, empreguismo e olharmos a educação como meta preciosa e com profissionais competentes para o gerenciamento de excelência.
Marcelo Rangel (PPS)
Nosso compromisso principal é com a uma educação de qualidade. Os números do Ideb ainda refletem práticas e políticas educacionais adotadas em períodos anteriores, e as próximas avaliações devem já sinalizar uma melhora significativa dos indicadores em todos os níveis. Formação continuada de professores, ensino em tempo integral, acompanhamento e equipamentos adequados, inclusive promovendo a inserção de matrizes curriculares voltadas para o desenvolvimento integral da criança são a solução.
Professor Gadini (PSOL)
O Ideb de 2015 é revelador, pois desmascara a falsa propaganda do atual governo municipal na tentativa de passar a imagem de uma educação pública municipal de excelência. Alguns dados interessantes sobre o Ideb de 2015 para 4ª. Série/5º ano, que é de responsabilidade do município: o Ideb de Ponta Grossa foi de 5,8, sendo que era de 6,00 em 2011. Em Cascavel e Londrina o Ideb de 2015 foi de 6,5, e em Maringá e Foz do Iguaçu foi de 7,1. Se eleito vou investir na qualificação dos professores.