em

Campeonato Brasileiro Feminino A-1 começa neste sábado

A disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 de 2019, a elite do futebol feminino nacional, começa neste sábado (16). No ano que promete ser o divisor de águas para a modalidade , não faltam ingredientes para todo mundo ficar ligado na disputa. Dezesseis clubes participam na edição 2019, que passou por reformulações no regulamento. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para acompanhar o torneio:

Quando o torneio começar, neste sábado (16), 16 clubes irão lutar pelo troféu do Brasileirão Feminino A1. São eles: Corinthians-SP, Santos-SP, Sport-PE, Flamengo-RJ, Vitória-BA, Ponte Preta-SP, Ferroviária-SP, São José-SP, Vitória-PE, São Francisco-BA, Kindermann-SC, Iranduba-AM, Foz Cataratas/Athletico-PR, Audax-SP, Minas ICESP-DF e Internacional-RS – estes dois são estreantes no torneio nacional.

De todos os participantes, 13 são remanescentes do Brasileiro Feminino A1 de 2018. Minas ICESP-DF e Vitória-BA (campeão e vice do Feminino A2 2018, respectivamente) foram promovidos à elite do futebol feminino nacional. Já o Internacional-RS herdou a vaga deixada pelo Rio Preto-SP.

A partir deste sábado (16), os torcedores poderão acompanhar o Campeonato Brasileiro Feminino da Série A-1 pela internet. O jogo entre Ponte Preta e Corinthians será o primeiro transmitido ao vivo via Twitter, a partir das 16h, no Estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira, em Bálsamo-SP. A CBF e a plataforma fecharam uma parceria com exclusividade de transmissão ao vivo de uma partida por rodada da fase de grupos, quartas de final e semifinal. Os dois jogos da grande final também poderão ser acompanhados pelo Twitter.

A parceira acontece justamente no momento em que a CBF amplia o calendário de jogos do Brasileiro Feminino A-1, reforçando o compromisso da entidade em dar mais visibilidade e desenvolver a modalidade no país. Neste ano, o número de partidas será de 134 jogos. Além disso, a competição neste ano será disputada em um novo formato, que dará mais competitividade ao torneio.

Os últimos campeões

Até hoje, nenhum clube levantou a taça do Brasileiro Feminino A-1 duas vezes. Em seis edições do principal torneio feminino do país, seis equipes diferentes foram campeãs: Centro Olímpico-SP (2013), Ferroviária-SP (2014), Rio Preto-SP (2015), Flamengo (2016), Santos (2017) e Corinthians (2018).

Artilheiras

A primeira goleadora do Feminino A-1 foi Gabi Zanotti, que fechou a disputa do Brasileiro em 2013 com 12 gols pelo campeão Centro Olímpico. Em 2014, foi a vez de Raquel fechar a temporada como artilheira, com 16 gols. Já em 2015, a artilheira foi Gabi Nunes, então no Centro Olímpico, tendo balançado a rede 14 vezes.

Millene Karine foi a maior goleadora do Brasileiro em 2016, com dez gols no Feminino A-1; à época, a atacante defendia o Rio Preto-SP. A única gringa a ser artilheira do torneio nacional foi Sole Jaimes, com 18 gols feitos em 2017, número recorde de gols na competição. A última jogadora a ostentar a marca de artilheira foi Dany Helena (foto), do Flamengo, com 15 gols feitos em 2018.

Uma curiosidade: à exceção da argentina Sole Jaimes, todas as artilheiras do Brasileiro Feminino A-1 já passaram pela Seleção Feminina. Gabi Zanotti e Raquel estavam no grupo que levou o ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2015, enquanto Millene Karine integrou o elenco campeão da Copa América 2018. Gabi Nunes e Dany Helena também já foram convocadas para defender o Brasil.

Olho no Mundial

Não faltam motivos para 2019 ser um ano promissor para o futebol feminino nacional, mas o Brasileiro Feminino A-1 é um atrativo à parte. Além da briga pela taça em si, será possível prestigiar atletas como Andressinha, Dany Helena, Gabi Zanotti e Millene – para citar apenas algumas das craques que entrarão em campo.

O torneio ainda pode servir como vitrine para a Copa do Mundo Feminina, que será disputada em junho, na França. Um bom desempenho das jogadoras no Brasileirão A-1 pode render uma vaga no grupo da Seleção: nas últimas três convocações feitas pelo técnico Vadão, 19 atletas atuavam em território nacional.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.