Menu
em

Campanha nacional quer alertar sobre os perigos do câncer de intestino

A campanha nacional ‘#VaiPorMim’ objetiva sensibilizar a sociedade para a prevenção do câncer de intestino, doença que acomete cerca de 32 mil pessoas todos os anos e leva os pacientes a morte em 43% dos casos. A iniciativa que é apoiada pela Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino (Abrapreci) está sendo divulgada através das mídias digitais abordando em um vídeo histórias reais de famílias que relatam como enfrentaram e superaram a doença.

“Minha filha Lucia é uma pessoa meiga e extremamente delicada. Quando ela recebeu o diagnóstico foi muito triste. Felizmente ela se salvou em tempo por realizar o exame preventivo”, conta Dirce, mãe de Lúcia que teve câncer de intestino. Segundo ela, “é muito importante que todos tenham certeza da sua integridade física, principalmente, para estarem próximos sempre de todos que os amam”, diz emocionada no vídeo da campanha.

De acordo com a presidente da Abrapreci e especialista no tratamento do câncer de intestino, Angelita Gama, a população não tem o hábito de realizar exames preventivos regularmente.  “O câncer de intestino é um tema de saúde pública. Pois é o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo em mulheres no Brasil.  A cada três pessoas com mais de 50 anos diagnosticadas com câncer, uma será de intestino. E se descoberto precocemente, pode ser curável, mas infelizmente como muitos pacientes são diagnosticados tardiamente”, alerta.

Diagnóstico

A especialista explica ainda que geralmente os tumores do intestino começam por lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. “Ao realizar um exame preventivo e identificar essas lesões, o médico pode fazer a remoção antes deles se tornarem malignos e, futuramente, se espalharem para outros órgãos. Esse exame, conhecido como colonoscopia permite que o médico analise o interior de todo o intestino grosso do paciente. Caso seja encontrado algum anormalidade, o aparelho faz a retirada desses tecidos”, diz.

ACESSE

Para conferir o vídeo da campanha ‘#VaiPorMim’ basta acessar o endereço http://www.movimentovaipormim.com.br. Por meio de um aplicativo, também é possível compartilhar uma mensagem gravada nas redes sociais, além de fotos customizadas.

 

Dirce conta emocionada como foi a superação da doença ao lado da filha Lúcia. Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile