em

Câmara vota pela cassação do mandato de vereador acusado de homicídio

Os vereadores de Ivaí votaram hoje (5), em sessão especial de julgamento, pela cassação do mandato de vereador Luisir Lobacz, por quebra de decoro parlamentar. O vereador é acusado do homicídio de um empresário da cidade, ocorrido no fim de janeiro deste ano. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado e crime de receptação. Com a decisão, Lobacz fica inelegível para qualquer mandato eletivo para os próximos oito anos.
Durante a sessão, os cinco vereadores aptos a votar foram unânimes pela cassação do mandato de Lobacz; não votaram os vereadores que integram a Mesa Executiva, responsável por apresentar a denúncia nº 01/2020. A denúncia de quebra de decoro parlamentar se baseou na  Lei Orgânica do Município; e no artigo 43, inciso VI, do Regimento Interno da Câmara, que considera procedimento incompatível com decoro parlamentar "comportamento vexatório ou capaz de comprometer a dignidade do Poder Legislativo do Município".  
Em meados de abril Lobacz chegou a encaminhar, via e-mail, para a Câmara de Vereadores, pedido de renúncia do mandato. No entanto, a presidência da Câmara suspendeu o pedido de renúncia, por já existir processo de cassação, que estava em fase final.
A Câmara de Ivaí é composta por nove vereadores. Com a cassação do mandato, o Legislativo convocará seu suplente, Paulo Cezar de Carvalho, para ocupar a cadeira de Lobacz. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.