em

Câmara pede prioridade para a saúde à Prefeitura

Fábio Matavelli

Vereadores foram recebidos pela diretoria da UPA Santa Paula

A Comissão de Saúde, da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, representada ontem pelo vereador Altair Nunes Machado (PTN), o ‘Taíco, e os parlamentares Antonio Aguinel (PC do B) e Antonio Laroca Neto (PDT), vão encaminhar nesta segunda-feira uma moção de apelo ao prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, pedindo que a folha de pagamento dos servidores que trabalham na área da saúde seja priorizada. A preocupação dos parlamentares está relacionada à crise financeira enfrentada pelo Executivo e que pode refletir nos serviços públicos, caso os repasses sejam feitos com atraso.

Na tarde de ontem, o grupo esteve na sede da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Paula, onde foi recebido pelo enfermeiro chefe do local e pelo diretor da unidade, o doutor Juliano Pizetta Steurer.   Os vereadores questionaram se os repasses à unidade estão em dia e foram informados que até o momento sim. A preocupação, conforme cita Laroca, é que a população não seja afetada em função da crise financeira da Prefeitura. “Prioridade para mim é a saúde. Não interessa se o serviço é terceirizado ou não, eu vejo convênio ou contrato como prioridade. Me preocupo com o povo que está lá fora e depende da estrutura”, frisa.

Conforme o diretor da UPA, os repasses estão em dia, o que permite a realização de aproximadamente 300 atendimentos diários. Hoje, o local disponibiliza 108 funcionários, sem considerar o número de médicos. O atendimento é realizado 24 horas por dia, com quatro médicos permanecendo no local o dia todo. O trabalho da UPA Santa Paula começou oficialmente no dia 3 de setembro deste ano. “Vamos encaminhar uma moção de apelo ao prefeito para que estabeleça como prioridade a folha de pagamento da área da saúde”, diz Aguinel.

Pendências

Com o objetivo de impedir a paralisação dos serviços prestados pelas entidades assistenciais de Ponta Grossa, em função dos repasses atrasados por parte da Prefeitura, a Câmara de Vereadores devolveu de sobras de caixa ao Executivo R$ 500 mil nesta semana. Representantes da entidade estiveram nesta semana na Câmara pedindo ‘socorro’ aos parlamentares. (P.B)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.