Em sessão que será realizada nesta quarta-feira (25), os vereadores de Ponta Grossa devem analisar o projeto de lei 326/2019 – do Poder Executivo – que homologa os acordos de cooperação internacional celebrados pelo Município de Ponta Grossa com as empresas Tatra Trucks e Brano Group, com sede na República Tcheca, para viabilizar o intercâmbio de 20 estudantes para empresas. O projeto, que tramita em regime de urgência, deve ser votado em primeira discussão.
Na justificativa do projeto, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) destaca que as empresas são líderes de mercado em seus segmentos e contam com tecnologia de ponta para a produção, com altos padrões de desempenho e níveis de qualidade e proteção ambiental certificados pela Comunidade Econômica Europeia.
"O Poder Executivo entende que a colaboração do Município para viabilizar o intercâmbio de estudantes para aprimorar seus conhecimentos nessas empresas, sendo 10 na Tatra e 10 na Brano Group, representa uma valiosa oportunidade para a qualificação profissional, o que se encontra dentro dos objetivos da política de emprego e renda do Município, especialmente através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional", frisa.
Ainda segundo o prefeito, o investimento da Prefeitura consiste na aquisição e doação de 20 passagens aéreas de ida e volta aos estudantes, sendo que o período de permanência nas empresas será de um ano.
Mais
Também na sessão desta quarta-feira os vereadores vão analisar o veto do Executivo à Lei 13.518. Fruto do PL 236/2019 – apresentado por Rogério Mioduski, a lei pretendia reabrir o prazo para concessão de IPTU para as pessoas que têm direito à isenção, enquadrados nos requisitos exigidos em lei, mas que por motivos alheios, não o fizeram no tempo hábil nos últimos dez anos.