Menu
em

Câmara cria comissão para analisar saúde em PG

José Aldinan/Divulgação
Câmara elegeu os cinco membros da Comissão Especial da Saúde e definirá cronograma nos próximos dias

 

 

 

 

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa oficializou ontem a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) voltada à saúde no município. O grupo de parlamentares irá abordar eventuais problemas enfrentados em hospitais, postos e unidades de saúde de Ponta Grossa. A criação da CEI foi motivada após alguns parlamentares levarem à tribuna problemas que eleitores relataram terem enfrentado.

A montagem da CEI da Saúde dominou a sessão de quarta-feira na Câmara, e a escolha dos membros foi feita durante interrupção proposta pelo presidente da Casa, Sebastião Mainardes Júnior (DEM). Farão parte da Comissão os vereadores Daniel Milla (PV), ‘Professor’ Careca (PR), Amauri Manosso (Rede), Pascoal Adura (PMDB) e Antonio Laroca Neto (PDT). Embora a formação tenha predomínio de parlamentares de oposição – ou ‘independentes’, no caso de Milla – a relatoria deve ficar com Careca, que enumerou uma série de ações positivas da Prefeitura no setor, como reformas e construções de postos de saúde. Milla, por sua vez, defendeu uma CEI ‘técnica’. “Não pode ser uma CEI com interesses políticos. É bom que se frise que foi feito um bom trabalho pela Secretaria de Saúde, mas é preciso reorganizar, aparar arestas”, afirmou o vereador.

A necessidade de montar uma comissão sem interesses eleitorais foi ressaltada também pelo governista Valdenor Paulo do Nascimento (PSC), o ‘Cenoura’. “Saúde não é espaço para disputa política. Houve fatores positivos, a saúde melhorou nos últimos anos”, alegou o ex-secretário de Meio Ambiente. “Não vejo motivo para tanta reclamação. O que há, é a falta de repasses do governo federal”, reforço Rogério Mioduski. Já o também governista Valter José de Souza, o Valtão (Pros), admitiu a necessidade da criação de uma Comissão para analisar os problemas da saúde pública em Ponta Grossa. “É claro que a saúde melhorou nos últimos anos em Ponta Grossa, mas ela pode melhorar mais, e para isso acredito que a CEI pode contribuir”, analisou o parlamentar.

Nos próximos dias a Câmara deve oficializar Careca como relator e definir o presidente (a tendência é que fique com Laroca) e em seguida definir o cronograma das atividades.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile