Com muita discussão, os vereadores de Ponta Grossa aprovaram na sessão desta segunda-feira (10) o projeto de lei 362/2018, que altera a lei nº 11.645/2014, e dispõe sobre a implantação do programa 'Feira Verde'. Protocolado em regime de urgência pelo Poder Executivo, o texto prevê que o programa deve ser chamado de Feira Verde Mais. Na prática, além da troca de materiais recicláveis por produtos hortifrutigranjeiros de época, o programa vai permitir a troca de recicláveis por créditos para o cartão vale transporte coletivo urbano , o 'Passe Verde'.
Único entre os vereadores presentes a votar contra a proposta, o vereador George Oliveira (PMN), destacou que a proposta vai desvirtuar o programa, além de incentivar o comércio ilegal de passagens do transporte coletivo. "Ao invés de incrementar o programa e trazer ovos, leite, fortalecendo o Feira Verde, agora querem tirar os alimentos e trocar por passagens, desvirtuando completamente o programa", frisa.
O vereador Pietro Arnaud (Rede), por sua vez, elogiou a iniciativa, que vai oferecer a possibilidade, além da troca de alimentos, a troca por passagens do transporte coletivo. "Quanto estas pessoas gastam com transporte coletivo? Será que muitas vezes ela não está pagando para o vizinho a levar até o hospital, por exemplo?", exemplifica.
Segundo a prefeitura, a medida não vai onerar a execução do programa nem vai impactar na planilha de custos da tarifa do transporte, já que serão utilizados parte dos recursos relacionados à aquisição dos produtos agrícolas na compra dos créditos do transporte. O projeto deve ser votado em segunda discussão na sessão de quarta-feira (12).