Menu
em

Câmara aprova doação de terrenos no Parque Ecotecnológico  

Em meio a muito debate, a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou em primeira e segunda discussões, em duas sessões extraordinárias nesta segunda-feira (16), três projetos de lei para doação de áreas no Parque Ecotecnológico de Ponta Grossa. Os projetos, de autoria do Poder Executivo, tramitam em regime de urgência.

Pelo projeto 421/19, foi aprovada a doação de terreno de 5,5 mil m² à Frísia Cooperativa Agroindustrial, que tem por objetivo criar um centro de inovação dedicado à geração de negócio para os segmentos de agronegócio, indústria, alimentos e biotecnologia, segmentos em que a Frísia atua. O objetivo é oferecer cursos, treinamentos e espaço de trabalho colaborativo para inclusão e aceleração de projetos de inovação da Frísia e seus parceiros. A cooperativa prevê a criação de 15 empregos diretos. 

O vereador Celso Cieslak (PRTB) chegou a pedir a retirada do projeto para vista, sob justificativa do texto conter algumas informações controversas. Mas, depois que vários vereadores saíram em defesa do projeto, o vereador acabou retirando o pedido de vista e o texto foi aprovado.

Já o projeto 422/19 prevê a doação de terreno de 70,8 mil m² para a KMMTI Participações. A empresa pretende aplicar R$ 7,8 mi em investimentos em uma primeira etapa, com criação de 150 empregos diretos. A empresa pretende oferecer soluções tecnológicas para operações logísticas e assessoria na otimização da armazenagem e transporte rodoviário, ferroviário e intermodal.

A terceira proposta aprovada, o PL 423/19, prevê a doação de terreno de 7 mil m² para instalação da sede regional do Sebrae, que terá como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico das microempresas e empresas de pequeno porte industriais, comerciais, agrícolas e de serviços.

O Parque Ecotecnológico, localizado no bairro Jardim Carvalho, foi criado com objetivo de abrigar unidades de pesquisa e inovação e incubadoras tecnológicas. Pertencente à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, o parque funcionará em uma área de 736 mil m², sendo quase a metade destinada à instalação de incubadoras tecnológicas em um único espaço. O Parque faz parte do projeto 'Cidade do Conhecimento', que abrigará ainda o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e novas unidades de pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além da Frísia Cooperativa Agroindustrial, KMMTI Engenharia de Sistemas e Sebrae; a Daf Caminhões e a Tatra Trucks, segundo a prefeitura, também devem formalizar pedidos de doação de terrenos no parque.

Mais 

O presidente da Câmara, vereador Daniel Milla (PV), convocou nova sessão extraordinária para esta terça-feira (17), às 14 horas. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile