em

Brasileiras lideram planejamento financeiro familiar

É das mulheres brasileiras o protagonismo na responsabilidade em administrar o planejamento familiar, de acordo com um levantamento encomendado pela UBS Investor Watch que entrevistou mulheres em nove países.

Apesar da parcela de trabalhadoras no comando do orçamento doméstico ser significativa, uma outra pesquisa realizada pelo IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD) revela que elas recebem em média 20,5% a menos do que os homens para desempenharem a mesma função. Essa realidade desigual exige uma organização financeira cuidadosa.

As prioridades financeiras destas mulheres são, respectivamente, a formação de reserva para cobertura de imprevistos, investimentos para garantir o futuro dos filhos e, por fim, o planejamento de viagens. As informações, que fazem parte do relatório da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA – mostra o comportamento destas chefes de família que cresceram 105% em apenas 15 anos.

Para a especialista em Educação Financeira Vivien Aucar, é importante que estas mulheres busquem orientação adequada para gerir o orçamento doméstico. "O planejamento financeiro é um grande aliado na realização dos nossos objetivos e pode trazer muita eficiência na gestão de contas do dia a dia", destaca.

Outro planejamento primordial é o de aposentadoria, bem como, a proteção do patrimônio por meio de seguros, por exemplo. "A contratação de um bom plano de previdência complementar se tornou uma necessidade real nos dias atuais, afinal a previdência social está extremamente fragilizada. As mulheres despertaram para essa postura planejada e preventiva que garantirá mais tranquilidade futuramente", afirma Vivien.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.