em

Brasileira é bicampeã pan-americana de mountain bike

Giuliana Salvini Morgen, da equipe Sense Factory Racing, conquistou o bicampeonato Pan-americano de Mountain Bike XCO (Cross Country), na categoria Cadete Feminino (15 e 16 anos), durante prova realizada nesta sexta-feira, em Aguascalientes, a 500 quilômetros ao norte da Cidade do México.

Giugiu já largou na ponta e manteve a liderança durante os quase 14 quilômetros totais de percurso e teve que usar de estratégia para driblar o calor, o ar seco e rarefeito, além do desempenho das outras atletas.

“Estou muito feliz em tudo que aconteceu durante a prova hoje. Foram três voltas de pura ‘cabeça’, clima seco, ótimas adversárias e mais uma boa bagagem em minhas mãos. Fiz tudo que consegui até o último segundo, neutralizei alguns ataques e decidi a prova na última decida”, conta a bicampeã, que está no México desde sábado para se preparar e climatizar para esta prova. Ela enfrentou um trajeto a mais de 1850 metros de altura em relação ao nível do mar, com desnível altimétrico de 242 metros (1852 metros de mínima a 2094 metros de pico).

O bicampeonato pan-americano conquistado nesta sexta-feira foi a quinta vitória consecutiva de Giugiu Morgen em 2019. Antes, ela venceu a 25ª Intercity, a primeira etapa da Oggi Marathon Cup e a primeira etapa da Taça Brasil, em fevereiro, além da primeira etapa da CiMTB Michelin, realizada em Petrópolis, há três semanas. Ela ainda encerrou 2018 com os principais títulos nacionais – Campeonato Brasileiro, Taça Brasil, Maratona Estada Real e CiMTB – e liderou o ranking juvenil feminino durante todo o ano.

Antes de voltar ao Brasil, Giuliana parte neste fim de semana para Monterrey, na Califórnia (EUA) para participar do Sea Otter Classic, o maior festival de esportes radicais das Américas, que acontece entre 11 e 14 de abril. Lá, ela estará lado a lado com os maiores mountainbikers do planeta. “Será uma experiência incrível e quero melhorar meu desempenho aprendendo com os melhores”, aposta a mais nova bicampeã pan-americana.

Sobre Giuliana Morgen

Giugiu, como é conhecida no universo MTB, apesar do DNA, só começou a competir em 2017. No seu calendário de estreia, faturou, na categoria sub15/infantil, a CIMTB – Copa Internacional de MTB –; a Maratona Internacional Estrada Real – Percurso reduzido; o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, Taça Brasil de Maricá -RJ (Infanto Juvenil), e o vice-campeonato brasileiro de XC.

O ano de 2018 foi repleto de excelentes desempenhos, em provas oficiais no MTB, na categoria juvenil feminino ou equivalente. Em março, tornou-se campeã Pan-americana, na categoria Cadete B (Juvenil, Sub-19) título conquistado em Pereira (Colômbia). No mês de julho, garantiu o título de Campeã Brasileira, na categoria juvenil, em prova oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo, em Palheireiros, na Grande São Paulo e encerrou o Ranking Brasileiro de Mountain Bike na liderança absoluta. Ela detém ainda o título da Maratona Estrada Real, na qual se manteve líder nas três etapas disputadas. Em novembro, conquistou a da Taça Brasil (em Maricá/RJ), o que lhe garantiu o título de Campeã Fluminense, na categoria juvenil. E terminou o ano como bicampeã juvenil, na Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB Levorin). Giuliana Morgen faz parte do casting da Sense Factory Racing. (Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.