Menu
em

Brasil entra em quadra pelas oitavas da Copa do Mundo de Futsal

Foto: Thais Magalhães/CBF

O Japão é o adversário da Seleção Brasileira de Futsal nas oitavas de final da Copa do Mundo. A bola pesada rola para o confronto decisivo nesta quinta-feira (23), às 14h (de Brasília), em Kaunas, na Lituânia.

A delegação brasileira desembarcou na cidade do jogo no início da semana. No entanto, parte da comissão técnica marcou presença em outra cidade do país europeu. Eles assistiram à partida do Japão contra o Paraguai ainda pela primeira fase da Copa.

“É uma equipe que propõe o jogo, diferente dos adversários que enfrentamos até agora. É uma equipe que marca individual a quadra toda, muito ativa, que finaliza bastante. Tem uma transição muito boa. Nós vimos ela em momentos diferentes, uma com a marcação individual, que foi o jogo da Espanha, marcação pressão, e eles se portaram muito bem, numa marcação que é parecida com a nossa”, avaliou o auxiliar técnico Paulinho Cardoso.

“Há indícios de cansaço, que é natural por causa do acúmulo de jogos. Vai ser um duelo de duas propostas de defesa próximas, que pressionam. Mas também de duas equipes que propõem o jogo. Então, penso que será um jogo para as nossas características”, acrescentou Paulinho.

O treinador de goleiros Fred Antunes também acompanhou o jogo entre japoneses e paraguaios. “O time do Japão é muito organizado, com dois pivôs muito fortes: o número 11 (Shota Hoshi) e o número 9 (Kazuya Shimizu). É uma equipe bem estruturada e que evoluiu muito no futsal. Vejo um time que vai nos dar muito trabalho nessas oitavas de final”, comenta.

Campanhas

O Brasil chega para o mata-mata da Copa do Mundo depois de fechar a primeira fase na liderança do Grupo D, com 100% de aproveitamento. A caminhada no Mundial começou com goleada por 9 a 1 diante do Vietnã. Na sequência, os comandados de Marquinhos Xavier venceram a República Tcheca por 4 a 0. E, na última rodada, derrotaram o Panamá por 5 a 1.

Já o Japão garantiu vaga como um dos quatro melhores terceiros colocados. No Grupo E do torneio, os japoneses fecharam a primeira fase com três pontos conquistados, uma vitória, duas derrotas, 11 gols feitos e 10 sofridos.

“Mas nessa fase, vale lembrar que são equipes que se classificaram por méritos. São 16 seleções bastante qualificadas, que certamente vão apresentar enorme resistência para seus adversários. Temos que ter bastante cuidado”, alerta o analista de desempenho Rodrigo Carlet.

Supremacia

A Seleção Canarinho defende uma hegemonia expressiva no Mundial. Além de ter participado de todas as oito edições anteriores, o Brasil alcançou seis decisões e venceu cinco, número que coloca o país como maior vencedor da competição.

Marrocos vence e se coloca no caminho brasileiro

Quem passar no confronto entre Brasil e Japão vai enfrentar o Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo. O time africano venceu a Venezuela por 3 a 2 no primeiro mata-mata, disputado nesta quarta-feira (22).

O dia também teve triunfo da Rússia, que derrotou o Vietnã pelo mesmo placar: 3 a 2. Os russos pegam na próxima fase quem vencer o duelo sul-americano entre Argentina e Paraguai.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile